ENCONTROS DE POESIA SONORA - SOUND POETRY MEETINGS
FonoVoz: AudioBox | PhonoVoice: AudioBox
Os registos áudio e vídeo escolhidos para integrarem, respetivamente, a “AudioBox” e a “VideoBox” refletem o conceito curatorial desenvolvido para o “FonoVoz”. Trata-se de dar a escutar a oscilação entre os sons da língua e os sons da voz, por um lado, e a relação entre modulação corporal e modulação tecnológica da voz, por outro. Estes dois critérios combinam-se ainda com a intenção de fazermos uma amostragem da poesia sonora contemporânea, colocando-a em diálogo com exemplos históricos diversos. O nosso objetivo é contribuir para a aproximação do público a um conjunto amplo de práticas cuja expressão atual reitera a experimentação com as interseções entre linguagem e voz que, ao longo de mais de um século, têm caraterizado a poesia sonora.
Manuel Portela e Rui Torres
Audio and video recordings selected for inclusion, respectively, in “AudioBox” and in “VideoBox” reflect the curatorial concept developed for “PhonoVoice”. They invite us to listen to the oscillation between the sounds of language and the sounds of the voice, on the one hand, and to the relationship between embodied and technological modulations of the voice, on the other. These two criteria are further combined with the intention of sampling contemporary sound poetry and placing it in dialogue with different historical examples. Our aim is to bring the audience closer to a large set of practices whose current form reiterates the experimentation with the intersections between language and voice that, over more than a century, have been a defining feature of sound poetry.
Manuel Portela and Rui Torres
Raoul Hausmann (Áustria | Austria) - “Phonèmes – OISEAUTAL” (1918, rec. 1955) [Poèmes Phonétiques, Erratum Musical, 2020] (1:44)
Kurt Schwitters (Alemanha | Germany) - “Sonate in Urlauten” (rec. 1925) 3:18
Henri Chopin (França | France) - “Sol Air” (1961) [La Voix Liberée, Archivio Fondazione Bonotto / Utsanga.it #19, 2019] (9:50)
Emmett Williams (E.U.A. | U.S.A.) - “Duet” (1968, rec. 2000) [Poems 1950-2003, Edition RZ, 2004] (1:32)
Charles Amirkhanian (E.U.A. | U.S.A.) - “She She and She” (1974)” [Lexical Music, Other Minds Records, 2017; orig. released on 1750 Arch Records in 1980] (8:27)
Demetrio Stratos (Egito | Egypt) - “Criptomelodie infantili” [Cantare La Voce, Cramps records, 1978] (6’29’’)
Julien Blaine (França | France) - “Essai Sur Le S” (1985) [Archives sonores du Ventre international de poésie / 1985 - 1995, CIPM, 2000; Orig. “Acteur/Auteur”, 1980] (3:16)
Giovanni Fontana (Itália | Italy) - “Il Gioco Delle Voci – Voci 1” (1999) [La Voix Liberée, Archivio Fondazione Bonotto / Utsanga.it #19, 2019] (5:04)
Lily Greenham (Áustria/Dinamarca/Reino Unido | Austria/Denmark/UK) - Lingual Music by Lily Greenham">“7 Consonants In Space” [Lingual Music, 2007] (3:30)
Caroline Bergvall (França/Noruega | France/Norway) - “Other (trasnmission error)” [For project My Chaucer, live performance Belladonna/Dia Art Foundation, NY 18 Aug 2008] (3:49)
Ian Hatcher (E.U.A. | U.S.A.) - “i ++” [Prosthesis, 2011] (1'06'')
Valeri Scherstjanoi (Alemanha | Germany) - “16.01.12 Lautstrukturen Um 13 Uhr 13 Min / Sound Structures At 13 O'Clock 13 Min” [To My Phonetic Diary Of 2012, No Basement Is Deep Enough, 2012] (2:26)
Zuzana Husárová (Eslováquia | Slovakia) - “PRE” [liminal, 2015] (2:52)
Feliciano de Mira, Vítor Rua, António Duarte (Portugal) - Caderno de Estética [Poema “Cai a Noite e Eu Procuro” (1999) e Voz: Feliciano de Mira; Eletrónica de Improviso: Vítor Rua, António Duarte; Estúdio DimSumStudio, 2017] (7:30)
Alessandra Eramo (Itália/Alemanha | Italy/Germany) - “My favourite A train” [Tracing South, Corvo Records, 2019] (4:16)
Patrick Dubost (França | France) - “De mon vivant” [2020]
Américo Rodrigues (Portugal) - “A falha” [Acto da Falha: Poesia Sonora, Bosq-íman:os records, 2024] (4'17'')