Todos os poemas apresentados obedecem a uma lógica não só fonética mas também semântica. A maior parte das palavras foi escolhida e utilizadas pelas suas qualidades e semelhanças sonoras e pelas suas possibilidades polissémicas. Desta maneira, cada texto vai evoluindo não só por um método de construção que tem a ver com o poético, mas sobretudo por uma organização sonora feita de jogos de palavras, de assonâncias, consonâncias ou aliterações.
É o som a apoderar-se do sentido.
Este dispositivo, que põe o som da palavra no centro do poema leva também a vestígios ou fragmentos de narração que falam do que está oculto por detrás da linguagem e da sua materialidade, do que diz o que nem sempre se ouve, do que às vezes emerge do que pensamos ser. Uma voz solta lá por dentro da própria voz.
Todos os sons utilizados são o resultado de manipulações sonoras da voz do autor a partir de três parâmetros: distorção, reverberação e tom
FONOVOZ: Uma Celebração da Poesia Sonora em Lisboa
Nos dias 21 e 22 de junho de 2024, o O'culto da Ajuda, em Lisboa, recebe o FONOVOZ, dedicado à poesia sonora. Com curadoria de Manuel Portela e Rui Torres, e organizado pela Miso Music Portugal, estes Encontros de Poesia Sonora trazem a Portugal a diversidade de uma prática que surgiu nas primeiras décadas do século XX, e que integrou as inovações eletrónicas do século XXI.
O evento explora a tensão entre pré-língua, língua e pós-língua, convidando o público a uma nova forma de escutar os sons da fala e da voz humana.
A programação inclui uma exposição que oferece a oportunidade de conhecer obras que representam o espectro amplo da poesia sonora contemporânea.
Além disso, mesas-redondas contarão com a presença dos curadores e dos artistas convidados.
As performances ao vivo, agendadas para as 21h, estão assim distribuídas: Kinga Tóth (Hungria) e Alfredo Costa Monteiro (Portugal) a 21 de junho; Jörg Piringer (Áustria) e Cia Rinne (Suécia) a 22 de junho.
O FONOVOZ é um encontro para os apreciadores de poesia sonora, mas também para todos aqueles que se interessam pela intersecção entre arte, tecnologia e linguagem.
PHONOVOICE: A Celebration of Sound Poetry in Lisbon
On June 21 and 22, 2024, the O'culto da Ajuda in Lisbon will host PHONOVOICE, an event dedicated to sound poetry. Curated by Manuel Portela and Rui Torres, and organized by Miso Music Portugal, these Sound Poetry Meetings showcases the diversity of a creative practice that emerged in the first decades of the 20th century and has integrated the electronic innovations of the 21st century.
The event explores the tension between pre-speech, speech, and post-speech, inviting the audience to a new way of listening to the sounds of language and the human voice.
The program includes an exhibition that offers the opportunity to see works that represent the broad spectrum of contemporary sound poetry.
In addition, there will be round-table discussions with curators and guest artists.
The live performances, scheduled for 9pm, are distributed as follows: Kinga Tóth (Hungary) and Alfredo Costa Monteiro (Portugal) on June 21; Jörg Piringer (Austria) and Cia Rinne (Sweden) on June 22.
PHONOVOICE is a meeting for lovers of sound poetry, but also for anyone interested in the intersection between art, technology, and language.
Agradecimentos / Acknowledgements:
Alessandra Eramo, Alfredo Costa Monteiro, Amanda Stewart, Américo Rodrigues, Ann Noël Williams, Bartolomé Ferrando, Beth Anderson, Caroline Bergvall, Charles Amirkhanian, Cia Rinne, Clive Graham, Cristiano Caggiula, Eduard Escoffet, Enzo Minarelli, Fátima Miranda, Feliciano de Mira, Felipe Cussen, Francesco Aprile, Giovanni Fontana, Ian Hatcher, Jaap Blonk, Jörg Piringer, Julien Blaine, Kinga Tóth, Lily Greenham, Maja S. K. Ratkje, Martin Bakero, Oficinas do Convento, Pamela Z, Patrick Dubost, Steve McCaffery, Tomomi Adachi, Valeri Scherstjanoi, Vítor Rua, Zuzana Husárová.