Filtering by: poesia

FONOVOZ - PHONOVOICE • Encontros de Poesia Sonora - Sound Poetry Meetings
Jun
22
4:00 PM16:00

FONOVOZ - PHONOVOICE • Encontros de Poesia Sonora - Sound Poetry Meetings

PROJECTO MISO MUSIC PORTUGAL

Curadores | Curators
Manuel Portela & Rui Torres

EXPOSIÇÃO
16h – 23h > FonoVoz | PhonoVoice: AudioBox - Ficheiros áudio representativos de obras de poesia sonora de:

16h30 – 17h > FonoVoz | PhonoVoice: VideoBox - Visualização em grande ecrã de vídeos representativos de performances de poesia sonora de:

Bartolomé Ferrando (Espanha | Spain)
“Sintaxi ” [Proposta 2000, festival internacional de poesies + polipoesies, CCCB, Barcelona, 15 Dec. 2000] (9:59)
Video: Josep M. Jordana; Propost.org / Habitual Video Team

Amanda Stewart (Australia)
“Soup (Tautology 12)” [Performed by Decibel New Music Ensemble of the 17th in the 2 Minutes from Homecommission project, that see 20 x 2 minute new works made in 2020] (2:12)

Henri Chopin (França | France)
Ao Vivo | Live [Espace Gantner, Bourgone, France, 2005] (8:56) 

Fátima Miranda (Espanha | Spain)
Entre Salamanca y Samarkanda [2010; recording: Salamanca, 2005, and La Biennale di Venezia, 2008] (13:06)

Jaap Blonk (Países Baixos | Netherlands)
2 Sound Poems [Other Minds Festival 23 – Sound Poetry: The Wages of Syntax. Recorded on April 9, 2018, at ODC Theater in San Francisco, CA] (7:07)


MESA REDONDA (live)
17h – 18h30 > Manuel Portela, Rui Torres, Jörg Piringer, Cia Rinne

PERFORMANCES
BILHETEIRA · FOLHA DE SALA
21h – 22h > KOLLISION
Jörg Piringer (Áustria, 1974)

22h – 23h > SOUNDS FOR SOLOISTS (“notes for soloists” · “l’usage du mot” · “sentences”)
Cia Rinne (Suécia, 1973)

©eSeL.at Lorenz Seidler

KOLLISION

The performance kollision revolves around the interplay of asemantic and semantic elements, challenging conventional understandings of language and communication blending the realms of sound poetry, visual poetry and text.

At the core of kollision is the exploration of the expressive potential of letters and words. Visual poetry takes center stage as text and letters are dynamically manipulated, projected, and deconstructed in real-time through a custom performance software using the latest speech and sound recognition algorithms to transform live spoken words into a dynamic auditory landscape.

Words and their meanings are playfully dissected and reconstructed, challenging the audience to reconsider the conventional boundaries of language. Asemantic and semantic dimensions coalesce, giving rise to a complex interplay between the abstract and the concrete, the intentional and the incidental.

Text and letters cascade across the performance space, forming ephemeral compositions that resonate with the sonic elements. The synergy of visual and auditory stimuli creates a synesthetic experience, where meaning is both elusive and omnipresent.

kollision is an exploration of the intersection between human expression and digital technology. Through its unique combination of sound poetry, visual poetry, and software, the performance pushes the boundaries of what is possible in the realm of contemporary art, offering a transformative and unforgettable experience for the audience.

SOUNDS FOR SOLOISTS

FONOVOZ: celebrar a poesia sonora em Lisboa

Segundo os curadores dos encontros de poesia sonora FONOVOZ, a intersecção “entre escrita, tecnologias mediais e práticas vocais originou uma profusão de géneros e formas de poesia sonora, alguns dos quais mais próximos das artes da música do que das artes da linguagem”. Não é de admirar que este evento dedicado à poesia sonora com a curadoria de Manuel Portela (professor, tradutor e diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) e Rui Torres (também professor, para além de editor e poeta) visite o O’culto da Ajuda, sala de concertos e espaço de residências dedicado à criação musical. Para mostrar a “diversidade de uma prática que surgiu nas primeiras décadas do século XX, e que integrou as inovações eletrónicas do século XXI” e esta proximidade da poesia sonora às artes musicais.
 

O FONOVOZ não é um festival, é antes um encontro. Pretende-se conversar e refletir de forma folgada. Para dar a ver e a ouvir a poesia sonora, o FONOVOZ consiste em dois dias de mesas-redondas, performances e uma exposição. A exposição, visitável no O’culto da Ajuda a partir das 16h, segundo Manuel Portela e Rui Torres, dá a “conhecer obras que representam o espectro amplo da poesia sonora contemporânea”. 

'O FONOVOZ não é um festival, é antes um encontro. Pretende-se conversar e refletir de forma folgada.' 

Das 17h às 18h30, curadores e artistas reúnem-se para uma mesa-redonda. Na sexta-feira, Manuel Portela e Rui Torres dialogam com Kinga Tóth e Alfredo Costa Monteiro e, no sábado, com Jörg Piringer e Cia Rinne para refletirem sobre esta prática tão diversa que é a poesia sonora, uma interseção de “​​arte, tecnologia e linguagem”.
Depois das conversas, o FONOVOZ dá lugar à exploração da “tensão entre pré-língua, língua e pós-língua” com a atuação de artistas internacionais. As performances vão decorrer entre as 21h e as 23h, tanto no dia 21 como no dia 22. 

'o FONOVOZ dá lugar à exploração da “tensão entre pré-língua, língua e pós-língua” com a atuação de artistas internacionais.'


A exposição e as mesas redondas são de entrada livre e decorrem a partir das 16h. Para assistir às performances, que começam às 21h, os bilhetes podem ser comprados on-line ou na bilheteira do O’culto da Ajuda, em Lisboa.

Agradecimentos / Acknowledgements:

Alessandra Eramo, Alfredo Costa Monteiro, Amanda Stewart, Américo Rodrigues, Ann Noël Williams, Bartolomé Ferrando, Beth Anderson, Caroline Bergvall, Charles Amirkhanian, Cia Rinne, Clive Graham, Cristiano Caggiula, Eduard Escoffet, Enzo Minarelli, Fátima Miranda, Feliciano de Mira, Felipe Cussen, Francesco Aprile, Giovanni Fontana, Ian Hatcher, Jaap Blonk, Jörg Piringer, Julien Blaine, Kinga Tóth, Lily Greenham, Maja S. K. Ratkje, Martin Bakero, Oficinas do Convento, Pamela Z, Patrick Dubost, Steve McCaffery, Tomomi Adachi, Valeri Scherstjanoi, Vítor Rua, Zuzana Husárová.

View Event →
FONOVOZ - PHONOVOICE • Encontros de Poesia Sonora - Sound Poetry Meetings
Jun
21
4:00 PM16:00

FONOVOZ - PHONOVOICE • Encontros de Poesia Sonora - Sound Poetry Meetings

PROJECTO MISO MUSIC PORTUGAL

Curadores | Curators
Manuel Portela & Rui Torres

EXPOSIÇÃO
16h – 23h > FonoVoz | PhonoVoice: AudioBox -Ficheiros áudio representativos de obras de poesia sonora

16H30 – 17H00 > FonoVoz · PhonoVoice: VideoBox – visualização em grande ecrã de vídeos representativos de performances de poesia sonora. Obras de:

Steve McCaffery (Canadá | Canada)
Reading from Carnival [Instal 09, Glasgow, 2009, gravado a 21-03-2009] (6:52) 

Maja S. K. Ratkje (Noruega | Norway)
One human voice as an orchestra of sounds [TEDxArendal, 2019] (10:02) 

Caroline Bergvall Caroline Bergvall (França/Noruega/Reino Unido | France/Norway/UK)
Say Parsley (2001- 2023) [The Weight of Words, Recording at Henry Moore Institute, 2023] (2:46)  Video courtesy of the artist and the Henry Moore Institute. Description of the work

Américo Rodrigues (Portugal)
Performance [Conversas à Volta do Peso e da Leveza, Oficinas do Convento, 2009] (5:18)

MESA REDONDA (live)
17h – 18h30 > Manuel Portela, Rui Torres, Kinga Tóth, Alfredo Costa Monteiro

PERFORMANCES
BILHETEIRA · FOLHA DE SALA

 21h – 22h > THE MARIA MACHINA - a human-machinery prayer -
Kinga Tóth (Hungria, 1983)

 22h – 23h > SOTTO VOCE (“what is what” · “atacama” · “eco oco”)
Alfredo Costa Monteiro (Portugal, 1964)

SOTTO VOCE

Todos os poemas apresentados obedecem a uma lógica não só fonética mas também semântica. A maior parte das palavras foi escolhida e utilizadas pelas suas qualidades e semelhanças sonoras e pelas suas possibilidades polissémicas. Desta maneira, cada texto vai evoluindo não só por um método de construção que tem a ver com o poético, mas sobretudo por uma organização sonora feita de jogos de palavras, de assonâncias, consonâncias ou aliterações.
É o som a apoderar-se do sentido.
Este dispositivo, que põe o som da palavra no centro do poema leva também a vestígios ou fragmentos de narração que falam do que está oculto por detrás da linguagem e da sua materialidade, do que diz o que nem sempre se ouve, do que às vezes emerge do que pensamos ser. Uma voz solta lá por dentro da própria voz.
Todos os sons utilizados são o resultado de manipulações sonoras da voz do autor a partir de três parâmetros: distorção, reverberação e tom

FONOVOZ: Uma Celebração da Poesia Sonora em Lisboa
Nos dias 21 e 22 de junho de 2024, o O'culto da Ajuda, em Lisboa, recebe o FONOVOZ, dedicado à poesia sonora. Com curadoria de Manuel Portela e Rui Torres, e organizado pela Miso Music Portugal, estes Encontros de Poesia Sonora trazem a Portugal a diversidade de uma prática que surgiu nas primeiras décadas do século XX, e que integrou as inovações eletrónicas do século XXI.

O evento explora a tensão entre pré-língua, língua e pós-língua, convidando o público a uma nova forma de escutar os sons da fala e da voz humana.

A programação inclui uma exposição que oferece a oportunidade de conhecer obras que representam o espectro amplo da poesia sonora contemporânea.

Além disso, mesas-redondas contarão com a presença dos curadores e dos artistas convidados.

As performances ao vivo, agendadas para as 21h, estão assim distribuídas: Kinga Tóth (Hungria) e Alfredo Costa Monteiro (Portugal) a 21 de junho; Jörg Piringer (Áustria) e Cia Rinne (Suécia) a 22 de junho.

O FONOVOZ é um encontro para os apreciadores de poesia sonora, mas também para todos aqueles que se interessam pela intersecção entre arte, tecnologia e linguagem.

PHONOVOICE: A Celebration of Sound Poetry in Lisbon

On June 21 and 22, 2024, the O'culto da Ajuda in Lisbon will host PHONOVOICE, an event dedicated to sound poetry. Curated by Manuel Portela and Rui Torres, and organized by Miso Music Portugal, these Sound Poetry Meetings showcases the diversity of a creative practice that emerged in the first decades of the 20th century and has integrated the electronic innovations of the 21st century.

The event explores the tension between pre-speech, speech, and post-speech, inviting the audience to a new way of listening to the sounds of language and the human voice.

The program includes an exhibition that offers the opportunity to see works that represent the broad spectrum of contemporary sound poetry.

In addition, there will be round-table discussions with curators and guest artists.

The live performances, scheduled for 9pm, are distributed as follows: Kinga Tóth (Hungary) and Alfredo Costa Monteiro (Portugal) on June 21; Jörg Piringer (Austria) and Cia Rinne (Sweden) on June 22.

PHONOVOICE is a meeting for lovers of sound poetry, but also for anyone interested in the intersection between art, technology, and language.

Agradecimentos / Acknowledgements:

Alessandra Eramo, Alfredo Costa Monteiro, Amanda Stewart, Américo Rodrigues, Ann Noël Williams, Bartolomé Ferrando, Beth Anderson, Caroline Bergvall, Charles Amirkhanian, Cia Rinne, Clive Graham, Cristiano Caggiula, Eduard Escoffet, Enzo Minarelli, Fátima Miranda, Feliciano de Mira, Felipe Cussen, Francesco Aprile, Giovanni Fontana, Ian Hatcher, Jaap Blonk, Jörg Piringer, Julien Blaine, Kinga Tóth, Lily Greenham, Maja S. K. Ratkje, Martin Bakero, Oficinas do Convento, Pamela Z, Patrick Dubost, Steve McCaffery, Tomomi Adachi, Valeri Scherstjanoi, Vítor Rua, Zuzana Husárová.

View Event →
João Castro Pinto, Sofia A. Carvalho e Helena Costa Carvalho
Dec
11
7:30 PM19:30

João Castro Pinto, Sofia A. Carvalho e Helena Costa Carvalho

1ª Parte Performance de Poesia Electroacústica

"VO.ACTO" (2021)

a partir das obras "Vogal Absoluta" (S.A.C. - Urutau / 2021) e "Vocalise" (H.C.C - Urutau / 2021).

Sofia A. Carvalho e Helena Costa Carvalho - poemas / voz.
João Castro Pinto – composição / electrónica / processamento em tempo real.


2ª Parte  Espacialização de Peças pela Orquestra de Altifalantes - João Castro Pinto

1 - “(de)ambulatorium: a soundwalk in & around Martim Moniz” (2021)

2 - "Efluxo" (2021)

3 - peça a anunciar (2021)

Sinopse:
Performance de Poesia Electroacústica com João Castro Pinto, Sofia A. Carvalho e Helena Costa Carvalho, a propósito do lançamento das obras Vocalise e Vogal Absoluta (Editora Urutau 2021) + espacialização de novas obras de J. Castro Pinto.

No âmbito do lançamento de Vocalise (Urutau, Junho, 2021) da autoria de Helena Costa Carvalho, e de Vogal Absoluta(Urutau, Julho, 2021) da autoria de Sofia A. Carvalho, João Castro Pinto (electrónica / processamento em tempo real) e as autoras propõem, num primeiro momento, uma performance de poesia electroacústica que explorará os múltiplos aspectos sonoros e semânticos da palavra poética. Este concerto surge no contexto da continuação das actividades do duo de poesia electroacústica de João Castro Pinto e Sofia A. Carvalho, que se tem apresentado, desde 2018, ao vivo nos EUA, Suíça e Portugal, e em registo fonográfico (Hiante, Grimaces Éditions / 2019). O segundo momento deste evento focar-se-á na espacialização, via Orquestra de Altifalantes, de novas peças (em estreia absoluta), da autoria do compositor João Castro Pinto.


João Castro Pinto
João Castro Pinto (Lisboa, 1977) iniciou a sua actividade como compositor/performer de música experimental, artista sonoro e intermédia, na segunda metade da década de noventa. A sua produção situa-se entre os domínios da soundscape composition, intermédia/artes visuais, live electronics improv (solo e com instrumentistas), música acusmática/electroacústica e arte rádio.
O seu trabalho foi premiado nos seguintes concursos: Jovens Criadores 1999, Bolsa Ernesto de Sousa 2001 e Pépinières Européennes Pour Jeunes Artistes 2002.
Entre 1999 e 2016, frequentou masterclasses, palestras e cursos no âmbito da composição electroacústica, organizados pela Miso Music Portugal, com os seguintes compositores: Bernard Parmegiani, François Bayle, Francis Dhomont, John Chowning, Trevor Wishart, Morton Subotnick, Simon Emmerson, Barry Truax, Adrian Moore, Bertrand Dubedout, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, etc. João Castro Pinto tem apresentado o seu trabalho pela Europa, América e Ásia, em festivais, eventos e venues como: INA-GRM Multiphonies/Banc D’Essai (França), ICMC – International Computer Music Conference (EUA), Experimental Intermedia Foundation (EUA), Poetronica (Rússia), World Music Days (Estónia), Soundkitchen (Inglaterra), Visiones Sonoras (México), MUSLAB – International Exhibition of Electroacoustic Music (Argentina), Audio Art Festival (Polónia), Wien Modern (Áustria), ORF (Radiodifusão Austríaca: Kunstradio Radiokunst), Sammlung Essl Museum (Áustria), Alte Schmiede Kunstverein Wien (Áustria), Interpenetration Festival (Áustria), PNEM Sound Art Festival (Holanda), SICMF – Seoul International Computer Music Festival (Coreia do Sul), Dotolimpic – Festival for Improvised and Experimental Music (Coreia do Sul), Música Viva (Portugal), etc. + info @ http://www.agnosia.me

--------------------------------------

Sofia A. Carvalho (Lisboa, 1979) ensaísta, performer, poeta e doutoranda do Programa em Teoria da Literatura [FLUL-UL 2016] na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bolseira de Doutoramento [FCT 2017], com uma dissertação sobre Teixeira de Pascoaes. Em 2017, organizou três volumes de ensaios sobre Teixeira de Pascoaes, resultado do Congresso Internacional Triénio Pascoalino [2014 | 2015 | 2017], a par da comissão da Exposição intitulada “Amarante – Pascoaes: Do Solar de Gatão ao Universo” realizada na Biblioteca Nacional de Portugal (2017). Publica ensaios e poemas em revistas e antologias nacionais e internacionais. Em 2019 publica Hiante (Grimaces Éditions, Suiça), um livro-CD de poesia electroacústica em colaboração com o compositor João Castro Pinto, e, em 2021, sob a chancela da editora Urutau, publica Vogal Absoluta. + info @ https://lisboa.academia.edu/SofiaAlexandraCarvalho


--------------------------------------

Helena Costa Carvalho (Nazaré, 1982) é investigadora no CLEPUL e bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na área dos Estudos Literários, preparando uma tese sobre António Ramos Rosa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É licenciada e mestre em Filosofia. Para além da escrita ensaística, tem publicado poesia em várias revistas e obras colectivas, sobretudo em Portugal e no Brasil. Foi seleccionada para a Mostra Jovens Criadores 2009 (CPAI/IPJ) na categoria de literatura. Em 2012, recebeu o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, pela obra Geometrias do Desejo (inédita), e publicou o livro O Quebra-Cabeças (ed. Eterogémeas) com a ilustradora Mariana Rio. Mais recentemente, veio a lume a plaquete de poesia Vocalise (Urutau, 2021). + info @ https://lisboa.academia.edu/HelenaCarvalho

View Event →
Miguel Azguime - A Vida é Sempre Preferível
Sep
25
7:30 PM19:30

Miguel Azguime - A Vida é Sempre Preferível

A VIDA É SEMPRE PREFERÍVEL

ou o monólogo do sal para lhe completar a medida

Acção Poética

Miguel Azguime · composição musical e textual, voz, electrónica em tempo real
Paula Azguime - difusão sonora
Realização técnica: Miso Studio

Work in progress à procura de um novo devir, regresso à palavra e às suas transformações electrónicas, reflexão sobre o homem e o mundo, onde a vida é sempre o caminho e o lugar preferível.

(Foto: Miguel Azguime · © Perseu Mandillo)

View Event →
Miguel Azguime - A Vida é Sempre Preferível
Sep
23
9:30 PM21:30

Miguel Azguime - A Vida é Sempre Preferível

A VIDA É SEMPRE PREFERÍVEL

ou o monólogo do sal para lhe completar a medida

Acção Poética

Miguel Azguime · composição musical e textual, voz, electrónica em tempo real
Paula Azguime - difusão sonora
Realização técnica: Miso Studio

Work in progress à procura de um novo devir, regresso à palavra e às suas transformações electrónicas, reflexão sobre o homem e o mundo, onde a vida é sempre o caminho e o lugar preferível.

(Foto: Miguel Azguime · © Perseu Mandillo)

View Event →