3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação · CHAMADA DE COMUNICAÇÕES

27 SETEMBRO 2024 · AUDITÓRIO CCCI, DECA / UNIVERSIDADE DE AVEIRO

PROGRAMA:

· 14:30 · Abertura
Prof. Dra. Ana Veloso (Diretora do DeCA, Universidade de Aveiro)
Prof. Dra. Isabel Soveral (Coordenadora do EMTI / Conselho Científico do CIIMP-MIC.PT)
Prof. Dr. 
Henrique Portovedo (Coordenador do Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md)

· 15:00 · “Como componho? Uma escrita tecnomórfica”
Miguel Azguime
(Compositor · Keynote Speaker)

· 15:40 · “Ritmo e Série de Harmónicos em Painting on a Wooden Canvas of Resonances: Uma Análise Composicional”
Luís Neto da Costa (Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia)

· 16:10 ·  “Escuta e Mediação: Compor com o Ambiente Sónico Silencioso” 
Hugo Vasco Reis (Universität für Musik und darstellende Kunst Graz [KUG])

· 16:40 · “As ilusões acusmáticas e paisagens sonoras do mundo fantasioso de Kagel” 
Cláudio de Pina (GIMC / CESEM [FCSH])


// 17:10 · INTERVALO (20 MIN.) //

· 17:30 · Gaia: um instrumento musical eletroacústico como reflexão sobre música, natureza e tecnologia”
Filipe Cunha Monteiro Lopes
(CIPEM / INET · ID+ · ESMAD)


· 18:00 · “Pontes Invisíveis: O vibrafone elétrico numa prática artística aumentada ao serviço de uma dramaturgia ininterrupta de concerto”
Jonathan Silva (INET-md / Universidade de Aveiro)


· 18:30 · TransVariations: Música para além dos limites do tempo da tecnologia” 
Alfonso Benetti (INET-md / Universidade de Aveiro)

· 19:00 · “Repensar a música acusmática: uma questão de correspondência”
Tomás Quintais
(Universidade de Aveiro) 

PROGRAMA COM SINPOSES (PDF)

A entrada é livre e não requer inscrição prévia ou aquisição de bilhetes de ingresso.

Uma iniciativa do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT), com a curadoria de Isabel Soveral e acolhido no âmbito do Seminário Permanente do CPIA (Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística) do INET-md, o 3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação irá decorrer no próximo dia 27 de setembro no DeCA da Universidade de Aveiro (Auditório CCCI).
Este evento procura contribuir para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos; apresentando-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspetos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/ interpretação e a tecnologia.
É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o carácter imprescindível da reflexão estética para uma correcta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.

Entrada Livre

3rd MEETING ON MUSIC, TECHNOLOGY AND RESEARCH · CALL FOR PRESENTATIONS

SEPTEMBER 27, 2024, 2:30 P.M., DECA – UNIVERSITY OF AVEIRO (CCCI AUDITORIUM)

An initiative by the Portuguese Music Research & Information Centre (MIC.PT), curated by Isabel Soveral, and hosted within the CPIA Permanent Seminar (Creation, Performance and Artistic Research Group) at the INET-md, the 3rd Meeting on Music, Technology and Research will occur on September 27 at DeCA of the University of Aveiro (CCCI Auditorium).
This event aims to contribute globally to the progress and development of such disciplines as music creation, performance, theory, and technology, prioritising subjects connected with contemporary creation and music technology – analysis and theoretical reflection on the creation and performance with electronics. It is a forum for discussion, encouraging music research on various aspects of aesthetic and technical thought in the context of music creation, performance and technology.
This initiative aims to develop students’ literacy from different education cycles in music creation, focusing on music creation with electronics. One should emphasise the essential character of the aesthetic reflection for a correct understanding of the great subjects concerning contemporary creation with or without electronics, the critical approximation between the new technologies’ potential and the creative thought through the analysis of relevant works and texts, as well as the theoretical reflection on the great references from the first decades of Concrete and Electronic Music.

Free Entry