24 de Junho 2022 | das 14h00 às 19h30 | O’culto da Ajuda
A primeira edição dos Encontros em Música, Tecnologia e Investigação é um evento organizado pelo Concelho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) com curadoria da compositora Isabel Soveral que decorrerá no dia 24 de junho de 2022 no O’culto da Ajuda (Travessa das Zebras nº25, Lisboa).
PROGRAMA DO ENCONTRO (download)
COMUNICAÇÔES
14h00
Boas vindas e Apresentação Isabel Soveral INET-MD/UA14h15
“mic.pt” Ligando a Música Portuguesa ao Mundo Miguel Azguime MIC.PT14h30
Entre verbo e som, onde pára a língua? José Luis Postiga INET-MD/UA15h00
Multidimensional Performance as Creation. Henrique Portovedo INET-MD/UA15h30
Performance em forma de tempo: Vida(s) e sons na performance de música mista Pedro Rodrigues INET-MD/UA16h00
Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset (versão para sistema em tempo rea)l: uma contribuição para a preservação do repertório de música electroacústica mista * António de Sousa Dias Universidade de Lisboa / Faculdade de Belas Artes
16h30
O estúdio como instrumento de performance e composição. Controladores Gestuais João Pedro Coimbra - Universidade de Aveiro17h00
When the old technology meets the new: a case study about an acousmatic perspective of the organ Cláudio de Pina GIMC/CESEM (FCSH-UNL)17h30
Desenvolvimento de Novas Ferramentas Tecnológicas Tiago Lestre -Universidade de Aveiro
18h00
O uso de APPs como ferramenta na composição de um concerto interativo Daiana Maciel da Silva -Universidade de Aveiro
18h30
A interacção Homem-máquina na composição musical Gonçalo Gato - Universidade Lusófona
19h00
O documentário acusmático: música e documento sonoro Mathilde Braun Martins Universidade de Aveiro
* trabalho em colaboração de: Alain Bonardi - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Centre de recherche Informatique et Création Musicale, António de Sousa Dias - Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, João Svidzinski - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Centre de recherche Informatique et Création Musicale
Entrada livre sem inscrição para ouvintes
Este evento procura contribuir, globalmente, para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos. Apresenta-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/interpretação e a tecnologia.
Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios:
criação musical e a formação técnica de estúdio;
notação musical de obras eletroacústicas;
escrita musical e a criação em estúdio;
desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas;
desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica;
interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos;
configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música eletrónica.
É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o caráter imprescindível da reflexão estética para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.
24th of June 2022 | from 2:00 pm to 7:30 pm | O’culto da Ajuda
The first edition of the Meetings in Music, Technology and Research is an event organized by the Scientific Council of the Portuguese Music Research and Information Center (MIC.PT) curated by the composer Isabel Soveral that will take place on June 24, 2022 at O' cult of Ajuda (Travessa das Zebras nº25, Lisbon).
This event seeks to contribute, globally, to the progress and development of the disciplinary areas of music creation, interpretation, theory and technology, giving priority to themes related to contemporary creation and music technology - analysis and theoretical reflection on creation and interpretation with electronics. It presents itself as a discussion forum, encouraging musical research on aspects of aesthetic and technical thinking in the context of musical creation/interpretation and technology.
The objective of this initiative is to contribute to increasing the literacy of students in the various training cycles in the area of musical creation, focusing essentially on musical creation with electronic means. We will reinforce the essential character of aesthetic reflection for a correct understanding of the great themes of contemporary creation, with or without electronic means, the critical approach between the potential of new technologies and creative thinking, through the analysis of relevant works and texts, and reflection theory about the great references of the first decades of Concrete Music and Electronic Music.