PROGRAMA CONCERTO
Having Never Written a Note for Percussion [1971] de James Tenney
Escrita para John Bergamo, é a décima peça da sua coleção Postal Pieces. Estas peças foram escritas entre 1965 e 1971 em formato de postal, dedicados a amigos e colegas de Tenney.
But what about the noise of crumpling paper which he used to do in order to paint the series of “Papiers Froisses” or tearing up paper to make “Papier Dechires?” Arp was stimulated by water (sea, lake, and flowing water like rivers), forests. [1985] de John Cage
Ainda que a dedicatória seja às Percussions de Strasbourg, esta peça foi escrita como celebração do trabalho de Jean Arp, escultor e pintor que inspirou Cage durante o período de composição da mesma. O título, escrito pela diretora da Arp Foundation, é retirado da vasta correspondência trocada com Cage, relativa ao projeto de criação.
A discrete reconciliation between balance and flux [2011] de Michael Pisaro
Compositor central no trabalho do coletivo Wandelweiser, é conhecido por peças longas com períodos de silêncio, gravações de campo, eletrónica com ruído branco e ondas sinusoidais e improvisação. Esta peça contém todos estes elementos e é acrescentada uma ideia de movimento, tendo cada um dos performers que percorrer um caminho, por onde encontra os seus instrumentos, organizados segundo parâmetros indicados pelo compositor.
Touchez
Paulo Amendoeira - percussão
João Calado - percussão
João Brito - percussão
touchez
touchez é uma tentativa de responder à crise de identidade que assola os percussionistas modernos. Esta vasta família de instrumentos evoluiu para se tornar um laboratório de diferentes perspectivas e estéticas transdisciplinares através da adição de dispositivos eletrónicos, o aparecimento da consciência de corpo no palco do ‘Percussion Theater’ ou o próprio corpo usado como instrumento.
A execução de obras da tradição experimental de John Cage, levou o trio a apresentar e pesquisar a música dos compositores Wandelweiser, como Michael Pisaro ou Jurg Frey, ou mesmo outros compositores que participaram ativamente na expansão do repertório para percussão, como Vinko Globokar, Iannis Xenakis ou Michael Maierhof.
touchez nasceu em 2017/2018 por João Brito, João Calado e Paulo Amendoeira, em Lisboa, na Metropolitana, onde estudaram.
JOÃO BRITO Iniciou os seus estudos em percussão, na Canto Firme de Tomar, com Hugo Ribeiro. Ingressou na classe de percussão da Escola Profissional Metropolitana. Em 2019 começou a estudar no Royal Conservatoire The Hague. Trabalha regularmente com ensembles de música contemporânea como Slagwerk Den Haag, Sound Wave collective, Ebony ensemble, entre outros. É membro fundador de touchez.
JOÃO CALADO Após ter iniciado os seus estudos em Reguengos de Monsaraz, ingressou na classe de percussão da Metropolitana em 2015. Em 2018 continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2021 é aceite na University of the Arts Bern. Atualmente reside na Suíça onde se dedica à música contemporânea. Colaborou com ensembles como Ensemble Vertigo, Eklekto, Ensemble MPMP, Percussões da Metropolitana e Ensemble do programa Jovens Compositores (EVC). É membro fundador de touchez.
PAULO AMENDOEIRA Percussionista dedicado à música contemporânea estabelecido em Lisboa. Está interessado em promover nova música e criação sonora, explorando novos formatos de concerto e incluindo a improvisação livre, a electrónica e novos meios multimédia ao seu universo estético. Tocou em festivais como Out.Fest, Festival Jovens Músicos, ManiFeste (IRCAM), Time of Music, Gaudeamus ou Warsaw Autumn. Colaborou com ensembles como Academia do Sond'Ar-Te Electric Ensemble, Master Course epoche f (Ensemble Modern), Ensemble do programa Jovens Compositores (EVC), MerakTrio, Percussões da Metropolitana, e desenvolveu um espetáculo multidisciplinar para crianças no Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes e Sete Lágrimas. Os seus principais projectos são ASTRUS Duo (1º lugar música de câmara nível médio Prémio Jovens Músicos/Antena 2), touchez e |klang.data|. É membro do Capdeville Ensemble e do Ulysses Percussion Ensemble 2022. Estuda, desde 2020, na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Pedro Carneiro.
Social Media: