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(flut)uações • Concerto de lançamento de CD

  • O'culto da Ajuda 25 Travessa Zebras Lisboa, Lisboa, 1300 Portugal (map)

(flut)uações

BILHETEIRA · FOLHA DE SALA

Concerto de lançamento de CD

Katharine Rawdon, flautas
Catherine Strynckx, violoncelo
Francisco Cipriano, percussão


PROGRAMA

Istella - Ivan Moody
(para flauta baixo e vibrafone) (7 min)

Três Poemas e um Violoncelo
- Anne Victorino d’Almeida
2 - Procuro-te
(para violoncelo solo) (4 min)

Five for Two - Carlos Marecos
(para flautim, flauta, flauta alto e baixo, marimba, vibrafone e percussão) (13 min)

Places I Go in My Sleep - Katharine Rawdon
1. Freud’s Divan, Vienna, 1936
2. Adrift in the Void
3. Stuck in the Machine
(para flauta solo) (4 min)

Sobre um Quadro de Júlio Pomar - Andreia Pinto Correia
“Fernando Pessoa encontra D. Sebastião num caixão ajaezado à Andaluzia”
(para flauta e flauta alto e violoncelo) (9 min)

Suite “O Doido e a Morte” - Alexandre Delgado
1. Andantino
2. Capriccioso
3. Meditativo
4. Presto tresloucado
(para flauta e flauta baixo, marimba e vibrafone) (8 min)

Em “(flut)uações” o interlocutor é convidado a dialogar com as sonoridades contrastantes das flautas, da percussão, do violoncelo e da eletrónica.

A fusão entre duas palavras de proveniências linguísticas diferentes,

do inglês, ‘flute’, para o português de ‘flutuações’, faz revelar a presença de um instrumento (flauta) que reverbera em outros, numa conversa cíclica e espontânea.

Imersos no domínio do experimentalismo, sem esquecer os traços minimais e microtonais que fazem parte da presente coleção, “(flut)uações” assinala texturas e estilos muito heterogéneos, alternando uma escrita métrica e ritmicamente rigorosa, com uma disposição tendencialmente horizontal. De facto, se parte das peças recorrem a uma organização em rede, pensadas ao compasso, tal como em “Suite O Doido e a Morte” de Alexandre Delgado ou em “Istella” de Ivan Moody, por outro lado, a notação livre atende a outras possibilidades sónicas, de onde se destacam temas como “Pleistocene Landscapes” de Andreia Pinto-Correia ou “King George I, as Seen in Schiaparelli´s Telescope, Sailing his Barge upon Martian Canals” de Luís Tinoco. Curiosamente, o compositor Carlos Marecos desafia esta dicotomia, escrevendo segundo um modelo misto em “Five for Two”, onde os an- damentos I, II e V são explicitamente verticais e as secções III e IV compreendem ritmos algo livres e dispersos.

Com Anne Victorino d’Almeida, o canto do violoncelo torna-se esparso no tempo, e vai flutuando entre gestos poéticos, quase cadenciais.
Sobre as vozes que ecoam umas sobre as outras, encontramos em “(flut)uações” uma certa complementaridade tímbrica e gestual, mas que aqui se funde, em uníssono, para expressar uma nova linguagem, em cons- trução. Katharine Rawdon faz questão de assumir isso mesmo, ao introduzir no álbum um tema da sua autoria, “Places I Go in my Sleep”.
Compositores de vários lugares são então desafiados a assinalar uma partilha de expressões, à boleia de instru- mentistas tão assinaláveis como Katharine Rawdon (flauta), Catherine Strynckx (violoncelo), Francisco Cipriano (percussão) e Elizabeth Davis (percussão). A aventura promete ser contagiante e inspiradora, onde o ouvinte se confronta com o ondular das diferentes vozes em interacção.

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