Transmissão de um conjunto de estratégias de composição aplicadas e derivadas da prática da música electroacústica através da realização de um curso de composição e difusão electroacústica em Portugal.Considera-se que a prática da composição utiliza, desde vários séculos, um conjunto geral de regras/tácticas/heurísticas, fruto de inúmeras tentativas/erro da prática dos compositores. Visto de um modo geral, este conjunto de estratégias não implica uma realização sonora especifica mas o médium da música electroacústica oferece um novo conjunto de oportunidades que importa analisar com alguma profundidade. Esta é uma questão de filosofia estética e é o fulcro do presente curso.Não se pretende concorrer com ou substituir o ensino já ministrado pelas diversas instituições académicas existentes no país. Antes, é mais um factor de complementaridade, num campo especifico que não tem tido o devido relevo na actualidade contemporânea musical portuguesa e aproveitar não só a longa experiência que neste campo a Miso Music Portugal tem desenvolvido como aproveitar os importantes recursos tecnológicos de que dispõem acumulados ao longo de vários anos de actividade como ainda aproveitar a vasta rede de contactos com os potenciais interessados no mesmo (pretende-se proporcionar este curso a todos os compositores, estudantes interessados e praticantes da arte sonora) e oferecer, fruto de sólidos contactos e parcerias internacionais, um curso ministrado por compositores/professores internacionais reconhecidos.

De um modo geral, as três áreas que estruturam o curso, nomeadamente

- Escutar/analisar

- Compor

- Difundir/interpretar

terão componentes teóricas e práticas. A distinção é fluida pois devido ao espírito prático que orienta o curso, não haverá uma separação rígida entra as duas componentes.

As apresentações serão feitas em suporte digital com o recurso a ferramentas informáticas relevantes. Farão também uso de um grande numero de exemplos sonoros de modo a apresentar vários conceitos e técnicas utlizadas bem como de excertos musicais provenientes de estéticas, géneros e estilos diferenciados.

Estes excertos serão escolhidos da vasta, rica e heterógena produção musical dos últimos 50 anos.

Os tópicos incluirão as seguintes temáticas:

- Som e representação digital do som.

- Aspectos históricos e estéticos da música electroacústica.

- Teoria do processamento de sinal.

- Síntese sonora (analógica e digital).

- Acústica e psicoacústica.

- Ferramentas informáticas aplicadas ao processamento sonoro e à composição.

- Questões cognitivas/estéticas do trabalho e escrita composicional.

- Questões da interpretação e espacialização sonora.

O curso desenvolve-se sobre 4 semestres (cada nível será constituído por 2 semestres) e prevê-se anualmente iniciar um novo curso, o que significa que após o primeiro ano desta formação, passará a haver sobreposição dos 2 níveis.

O corpo docente terá direcção pedagógica e coordenação de António Ferreira (o primeiro compositor português com formação específica nesta área obtida no Instituto de Sonologia de Utrecht e o único compositor que em Portugal se dedica em exclusividade à composição musical nesta área); a docência de Miguel Azguime que ministrará os aspectos relativos à espacialização e à interpretação electroacústica (fruto de um trabalho reconhecido e pioneiro entre nós nesta área há mais de 25 anos); e em cada um dos semestres que constituem o curso a presença de um professor convidado estrangeiro de reconhecido mérito artístico e académico. Para o 1º semestre o professor convidado será Horacio Vaggione, figura de proa da música electroacústica das últimas décadas e responsável doutoral na Universidade de Paris VIII. Para o 2º semestre o professor convidado será Jonty Harisson, compositor e professor Emeritus da Universidade de Birmingham e criador do BEAST (Teatro Sonoro Electroacústico de Birmingham). Para os semestres seguintes os professores convidados ainda não estão definidos.

P´ublico Alvo

Será de esperar que as motivações e expectativas de quem se interessar pelo presente curso sejam de ordem muito variada. Embora com um espírito aberto e inclusivo a todas atitudes estéticas é notório que, até pelas suas características, o presente curso se destine mais a quem tenha um interesse pela música contemporânea e mais especificamente pela composição de música electroacústica.

Perante a actividade que especificamente nesta área musical a Miso Music Portugal vem desenvolvendo de forma pioneira desde há muitos anos e pela proximidade que assim criou com os potenciais interessados, muitos dos quais têm justamente solicitado a criação de um curso destas características, julgamos que o que estamos agora a oferecer é justamente dar resposta a uma necessidade implícita mas manifesta do meio musical contemporâneo em Portugal.