O Festival Música Viva faz 28 anos em 2022. 28 anos que configuram um percurso singular e que marcaram de forma indelével a criação musical em Portugal, mostrando claramente a vitalidade e a qualidade da música portuguesa, afirmando também a urgência de lhe dar mais meios e condições de desenvolvimento e projecção, a esta música que empurra o futuro e torna o presente mais rico e necessário.

O Festival pretende ser um grande espaço de circulação e confronto de ideias e de estéticas, revelando caminhos, provocando trocas e intercâmbios, para uma compreensão total do que seja Música hoje, como desde sempre.

Em termos de programação, o Festival Música Viva 2022 prossegue as suas habituais linhas de força, nomeadamente com uma forte presença da música portuguesa, sejam intérpretes ou compositores; com uma especial atenção também para as relações da música com a tecnologia; e, como sempre, dando a conhecer um número importante de obras novas em estreia absoluta.

Propondo nomes consagrados lado a lado com novíssimos compositores e intérpretes, o Festival Música Viva 2022 apresenta este ano 13 concertos, cursos e o concurso de composição. Ao todo serão apresentadas cerca de 60 obras, das quais 30 são de compositores portugueses; 40 obras em primeira audição em Portugal, das quais 12 em estreia absoluta.


O Festival abre com um concerto, no O'culto da Ajuda, em Belém, pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble no qual terão lugar duas estreias absolutas de Paulo Ferreira-Lopes e Luís Salgueiro, lado a lado com duas obras vocais de referência com a soprano Camila Mandillo: Voi(rex) de Philippe Leroux para soprano, ensemble e electrónica e Aliterações de Água de Miguel Azguime para soprano solo e electrónica.

A este agrupamento superlativo segue-se no dia seguinte um recital para clarinete e electrónica pela mão de um virtuoso do clarinete baixo, Frederic Cardoso. Um concerto inteiramente dedicado aos compositores portugueses e dar corpo ao seu mais recente e aclamado projecto “Lux et Umbra”.

Depois serão três dias especialmente dedicados à música electroacústica, recorrendo para isso à emblemática “Orquestra de Altifalantes” do Festival, um sistema multicanal com 38 altifalantes a envolver o público, para uma experiência sonora imersiva sem igual. Para além da apresentação das obras premiadas do concurso de composição terão lugar nestes concertos mais 3 estreias absolutas de compositores portugueses e ainda a apresentação de uma ópera audiovisual de João Pedro Oliveira e dois concertos dedicados à música de dois nomes maiores da música electrónica da actualidade: Jonty Harrison (UK) e Kees Tazelaar (NL).

Há lugar, também, para a pedagogia com três cursos de espacialização sonora por Miguel Azguime, Jonty Harrison e Kees Tazelaar e ainda um concerto em colaboração com a ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) que apresentará dois agrupamentos de alunos: o Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira e a orquestra Cluster Lab, os quais darão a ouvir obras em estreia de novíssimos compositores.

Na quinta-feira dia 24, será a vez da estreia do Ipsis Duo, duo de flautas constituído por duas excepcionais músicas portuguesas para dar voz a um programa exigente, no qual serão apresentadas mais 3 estreias absolutas de compositores portugueses, lado a lado com obras de autores incontornáveis como Emmanuel Nunes e Philippe Hurel.

Na sexta-feira dia 25, visita-nos pela primeira vez o quarteto de saxofones canadiano Quasar para apresentar um programa empolgante com electrónica e vídeo e duas estreias absolutas. Um programa que inclui também uma obra músico-teatral de Miguel Azguime para quarteto de saxofones: Mes Ententes Pour 4 Personnages.

Aproximando-nos do final do Festival teremos mais um recital extraordinário com o projecto “Le Chant des Ondes” (O Canto das Ondas), um recital de piano e ondas martenot, instrumento inventado em 1919 pelo francês Maurice Martenot e considerado um dos antepassados dos sintetizadores. É um dos primeiros instrumentos elétricos do mundo e um dos poucos do início do século passado que ainda hoje é tocado. Thomas Bloch, o protagonista deste concerto em parceria com a pianista Elsa Silva, tocou com Pierre Boulez, Olivier Messiaen, Radiohead e Daft Punk, e é um dos poucos especialistas no mundo deste instrumento invulgar.

E para o encerramento do Festival, e não obstante o principal da acção do Festival e da Miso Music Portugal consistir no fomento da criação musical, assinalamos dois aniversários de dois compositores maiores já desaparecidos afirmando assim a matriz de que somos herdeiros. Um concerto no grande auditório do Centro Cultural de Belém pela Orquestra Metropolitana de Lisboa com o Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, sob a direcção de Pedro Neves com especial destaque para as Trois Petites Liturgies de La Présence Divine de Olivier Messiaen e Que Mon Chant Ne Soit Plus d’Oiseau de Constança Capdeville. Esta derradeira obra, escrita mesmo antes do falecimento da compositora portuguesa em 1992, volta trinta anos depois a ser dada a ouvir, graças à realização de uma nova notação por António de Sousa Dias, que permite assim celebrar uma figura incontornável da música portuguesa.

PROGRAMA

18 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Lançamento CD Monográfico de António de Sousa Dias

&

Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves
– direcção

Programa
Miguel Azguime - "Aliterações de Água"
(soprano + electrónica) 2017
Philippe Leroux - "Voi(REX)”
(Sop, Fl, Cl, Vl, Vlc, Pno, Perc + electrónica) 2003
Paulo Ferreira-Lopes - "Die sieben Worte Jesu Christi am Kreuz”
(Fl, Cl, Vl, Vlc, Pno + electrónica) 2019 estreia absoluta
Luís Salgueiro - "All endings are sad, all endless things are impossible to bear”
(Fl.baixo, Cl.baixo, Vl, Vlc, Pno, Perc + electrónica) 2022 estreia absoluta

Sond’Ar-te Electric Ensemble: Camila Mandillo soprano, Sílvia Cancela flauta, Nuno Pinto clarinete, Vítor Vieira violino, Válter Freitas violoncelo, João Casimiro de Almeira piano, João Dias percussão, Miso Studio – desenho de som e electrónica em tempo real

19 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Lux et Umbra
Frédéric Cardoso
clarinete baixo

Programa
Rubén Borges (1994-): Limen [para clarinete baixo e electrónica]
João F. Ferreira (1985-): Stereochromatic [para clarinete e electrónica]
Bernardo Lima (1993-): Ékleipsis [para clarinete solo]
Rodrigo Cardoso (1997-): Sobre o contorno [para clarinete baixo, electrónica e video]
Luís Neto da Costa (1993-): Texturas de sombra [para clarinete baixo e electrónica]
André Rodrigues (1978-): Lux et Umbra II [para clarinete baixo e electrónica]

 

20 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Música electroacústica / Orquestra de Altifalantes

Kees Tazelaar e premiados do Concurso de Composição Música Viva 2019 e 2020

Kees Tazelaar
, Miguel Azguime – espacialização sonora

Programa I
Leo Magnien: Sutures / 2019 [1º prémio 2019 / júri: Trevor Wishart, Gilles Gobeil, Miguel Azguime]
Zhaoyu Zhang: Inheritance / 2020 [1º prémio 2020 / júri: James Dashow, Claude Cadoz, Miguel Azguime] 

Programa II
Studio DekTaz (
Marianne Dekker/Kees Tazelaar): Intervals / 2021 [para 8 canais e vídeo]
Kees Tazelaar (1962-): Serenade / 2017 [para 8 canais]
Kees Tazelaar (1962-): Zeestilte / 2022 [para 8 canais]

21 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Música electroacústica / Orquestra de Altifalantes

João Pedro Oliveira e premiados do Concurso de Composição Música Viva 2021

Miguel Azguime
– espacialização sonora

Programa I
Hyunsuk Jun (): Anatomy I / 2021 [menção honrosa 2021 / júri: Flo Menezes, Todor Todoroff, Miguel Azguime]
Jorge Ramos (): Paysage / 2021 [menção honrosa 2021 / júri: Flo Menezes, Todor Todoroff, Miguel Azguime]

Programa II
João Pedro Oliveira (1959-): A 70ª.Semana / 2022 [ópera audiovisual]

 

22 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Música electroacústica / Orquestra de Altifalantes

Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato

Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato – espacialização sonora

Programa I
Filipe Esteves (1978-): Cavitações / 2022 (estreia absoluta)
Gonçalo Gato (1979-): Travessia / 2021 (estreia absoluta)
António Ferreira (1963-): nova obra / The other peoples sounds (estreia absoluta)

Programa II
Jonty Harrison (1952-): Unsound Objects / 1995 [stereo]
Jonty Harrison (1952-): Internal Combustion / 2005-06 [para 8 canais]
Jonty Harrison (1952-): Espaces cachés / 2014 [para 30 canais]

 

23 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Laboratório Música Mista José Luís Ferreira e ClusterLab
concerto em colaboração com a ESML
programa a definir

 

24 de Novembro 2022 - 21h00 – O’culto da Ajuda

Ipsis Duo - Recital Antena 2
Marina Camponês
e Clara Saleiro - flautas

Programa
João Quinteiro - Canção IV “Echo, Wiederholung und Metamorphose” / 2022 (estreia absoluta)
Emmanuel Nunes (1941-2012): Ludi Concertati / 1985 [para flauta baixo]
Hugo Vasco Reis- Música para uma Passamanaria / 2022 [para flauta baixo]
Pedro Figueiredo – Amini / 2022  (estreia absoluta)
Ângela da Ponte - We can't breathe / 2021 [para flauta e electrónica]
Philippe Hurel - Loops Ill / 2003 [para 2 flautas]

 

25 de Novembro 2022 - 19h30 – O’culto da Ajuda

Quasar Saxophone Quartet
Marie-Chantal Leclair
– sax soprano
Mathieu Leclair – sax alto
André Leroux – sax tenor
Jean-Marc Bouchard – sax barítono

Programa
Bertrand Dubedout (1958-): Fractions du silence – septième livre / 2021 [para quarteto de saxofones e electrónica] (estreia portuguesa)
Anaïs-Nour Benlachhab (1996-): nova obra / título a designar / 2022 [para quarteto de saxofones e electrónica] (estreia absoluta)
Miguel Azguime (1960-): Mes ententes pour 4 personnages / 2012 [para quarteto de saxofones e electrónica]
Sergej Maingardt (1985-): construct deconstruct / 2018 [para quarteto saxofones, electrónica e vídeo] (estreia portuguesa) 


26 de Novembro 2022 - 21h00 - O’culto da Ajuda

Le chant des Ondes
Thomas Bloch e Elsa Silva -
ondas martenot e piano

Programa
26 de Novembro 2022 – O’culto da Ajuda

Le chant des Ondes
Thomas Bloch e Elsa Silva -
ondas martenot e piano

Programa
Astor Piazzolla - Tanti anni prima *
André Jolivet - cadência do Concerto para Ondas Martenot
Jean René Combes - Chant d’Atalyante
Olivier Messiaen - Feuillet inédit n°1 *
Olivier Touchard / Thomas Bloch - uplotes 2
Thomas Bloch - Formule
Olivier Messiaen - Monodie en 1/4 de ton (inédito)
Jorge Peixinho - Harmónicos **
Pierre Boulez - Improvisation sur le soulier de satin (inédito)
Olivier Messiaen - Feuillet inédit n°2 *
Bernard Wisson - Mais si, Robert !
Olivier Messiaen - St François d'Assise:"Le prêche aux oiseaux" (extrait onde 1)
Etienne Rolin - Space Birds
Olivier Messiaen -Feuillets inédits n°3 et n°4 *
Olivier Messiaen - L'eau *

* = Ondas Martenot e piano , ** = piano e electrónica


27 De Novembro 2022
- 10h00 Às 13h00 – O’culto Da Ajuda

Encontro riZoma


27 De Novembro 2022
- 14h15 – O’culto Da Ajuda

Compreender e Celebrar Constança Capdeville com a participação de Rui Vieira Nery, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, Joana Sá., Luís Pacheco e Cunha.
Integrado no Mês Constança Capdeville, em parceria com a Musicamera Produções

No ”Mês Constança Capdeville” o MIC.PT lançou o Questionário – “Oito Olhares sobre Constança Capdeville”, em que alguns dos amigos, colegas, alunos, colaboradores, e investigadores da obra da compositora, abrem-nos a janela do seu universo artístico e pessoal, e convidam para uma (re)descoberta do seu legado.

Através deste Em Foco o MIC.PT junta-se e reforça o apelo de várias pessoas e entidades para que a obra da compositora não seja «arrumada na gaveta da música do século XX», mas que seja valorizada e constantemente reavivada, através da sua presença e circulação nas salas de concerto nacionais e internacionais, e através da sua arquivação, reedição e investigação aprofundada.


27 de Novembro 2022
- 17h00 – Centro Cultural de Belém, Grande Auditório

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Coro Juvenil da Universidade de Lisboa

Pedro Neves - maestro
Erica Mandillo – maestrina do CJUL
Elsa Silva – piano
Thomas Bloch – ondas martenot

Programa
Claude Debussy (1862-1918) Petite Suite
Constança Capdeville (1937-1992) Que mon chant ne soit plus d’oiseau,
Olivier Messiaen (1908-1992) Trois Petities Liturgies de La Présence Divine



FINANCIAMENTOS & APOIOS:

Mãos na massa do som • Workshop

Workshop de espacialização e interpretação electroacústica com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal

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