CICLO MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO - RECITAIS COMENTADOS
Recital de Canto e Piano
18-03-2023, 21h30 Igreja da Misericórdia, Odemira
CAMILA MANDILLO soprano
JOÃO CASIMIRO ALMEIDA piano
apresentação e comentários MIGUEL AZGUIME
PROGRAMA folha de sala
‘Quel Sguardo Sdegnosetto’ - Claudio Monteverdi (1567 - 1643)
‘Rejoice Greatly, O Daughter of Zion’ de Messiah - Georg Friedrich Händel (1685 - 1759)
‘Vado, ma dove?’ - Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791)
‘Frühlingsglaube’ - Franz Schubert (1797 - 1828)
‘Vergebliches Ständchen’ - Johannes Brahms (1833 - 1897)
‘Phidylé’ - Henri Duparc (1848 - 1933)
‘Um Mitternacht’ de Rückert-Lieder - Gustav . Mahler (1860 - 1911)
‘Tenho tantas saudades’ - Francisco Lacerda (1869 - 1934)
‘Asturiana’ & ‘Polo’ de Siete canciones populares españolas - Manuel de Falla (1876 - 1946)
‘C’ - Francis Poulenc (1899-1963)
‘O menino de sua mãe’ - Fernando Lopes-Graça (1906 - 1994)
‘I Hate Music!’ - Leonard Bernstein (1918-1990)
‘The Night in Silence Under Many a Star’ de Apparitions - George Crumb (1929 - 2022)
‘Intermezzo’ de A laugh to cry - Miguel Azguime (1960)
uma produção da Miso Music Portugal
estrutura financiada pela
Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura
BIOS
BIOS
CAMILA MANDILLO soprano
A soprano portuguesa Camila Mandillo é diplomada pela Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin, onde terminou o mestrado com distinção (nota máxima), com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu também bolsas de mérito tais como:‘Deutshland Stipendium’; ‘Yehudi Menhin Live Music Now Berlin’ e.V; ‘Vladimir Piontkovsky Memorial Scholarship’; ‘Bernbeck Stiftung’; ‘Freunde Junger Musiker e. V Berlin’; ‘DMR Stipendienprogramms 2022 im Rahmen von Neustart Kultur’.
Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara e Lied, masterclasses, produções de ópera e música contemporânea - campo no qual tem vindo a obter particular notoriedade.
No domínio da música contemporânea, salienta-se a participação solística no workshop ENOA “Composing for Voices and Orchestra com Kaija Saariaho” com a Orquestra Gulbenkian, o Debut num dos papéis principais na estreia absoluta de “Neuen Szenen IV” na Deutsche Oper Berlin, a participação como solista no Sond’Ar-te Electric Ensemble e ainda o papel de soprano lírico na ópera “ALaugh to Cry” de Miguel.
No ramo da ópera destacam-se, entre outros, os seguintes papéis: Donna Anna e Zerlina em “Don Giovanni” de Mozart; Susanna em “Le Nozze di Figaro” de Mozart; Pamina em “Die Zauberflöte” de Mozart; Giulia em “La Scala di Seta” de Rossini; Morgana em “Alcina” de Händel.
JOÃO CASIMIRO ALMEIDA piano
João Casimiro Almeida é um dos mais conceituados pianistas portugueses da sua geração, com uma vasta e reconhecida experiência musical.
Tem um repertório extenso e versátil, tocando frequentemente tanto a solo como em música de câmara, da música barroca à contemporânea. João apresenta-se com frequência nas mais conceituadas salas de concerto do país, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém e a Fundação Calouste Gulbenkian, e também mantendo uma agenda internacional em países como Espanha, França, Áustria, Polónia, Noruega ou Coreia do Sul.
João recebeu mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais, incluindo o 1º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, nos Prémios David Russell em Vigo e no Concurso Internacional Paços Premium. Foi também semi finalista no VIII Concurso Internacional Rosario Marciano, em Viena.
A sua agenda recente inclui concertos com o Ensemble Orchestral Contemporain de Lyon, Ensemble Darcos, recitais a solo com Sonatas de Beethoven no Porto, em Aveiro e em Lisboa, bem como música de câmara contemporânea com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, o Remix Ensemble, e o Ensemble Ars ad Hoc.
Aualmente leciona na Escola Profissional de Música de Espinho.