30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda
Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no O'culto da Ajuda), para os quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.
PROGRAMA
· 30 de Abril · visionamento de Mulholland Drive (2001) de David Lynch e encontro com Daniel Moreira em torno da musicalidade do filme
«Música e cinema partilham três categorias fundamentais – movimento, ritmo e temporalidade –, possibilitando influências, apropriações e contaminações recíprocas. Não surpreende, pois, que sejam múltiplos os exemplos de apropriação cinematográfica de uma certa noção de musicalidade (Kulezic-Wilson, 2015). Basta lembrar a ideia do filme como ‘sinfonia de luzes’ no cinema impressionista francês ou a influência dos videoclipes da MTV no cinema dos anos 80 e 90.
David Lynch é um dos realizadores que mais tem explorado essa noção de musicalidade, fazendo-o de uma forma muito peculiar que o diferencia de outros realizadores igualmente ‘musicais’ como Wong Kar-Wai, Tarantino ou Aranofsky. Nesta comunicação, discutirei de que modo os filmes e séries recentes de David Lynch evocam uma noção específica de musicalidade que vai muito para além do uso literal de música, alastrando-se não só aos outros sons (efeitos e diálogos), como também, de algum modo, à imagem e à narrativa.
A sessão terá três partes: uma primeira de breve introdução à ideia de musicalidade na obra de Lynch em geral; na segunda parte, veremos o filme “Mulholland Drive” (2001); e numa terceira parte, discutiremos este filme em concreto, um dos exemplos mais emblemáticos da ideia Lynchiana de musicalidade no ecrã.»
Encontro moderado por Jakub Szczypa
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