Ciclo de Cinema · Atrás do Som e da Imagem · "Uma pedra no bolso" de Joaquim Pinto e encontro com o Miso Ensemble
30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda
Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no palco do O'culto), no caso dos quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.
PROGRAMA
· 15 de Maio · visionamento do filme Uma pedra no bolso (1987) de Joaquim Pinto e encontro com o Miso Ensemble (compositores da música do filme)
Encontro moderado por Pedro Boléo
—
>> 30 de Abril · ·visionamento do filme Mulholland Drive (2001) encontro com Daniel Moreira · musicalidade do filme de David Lynch
CICLO DE CINEMA · ATRÁS DO SOM E DA IMAGEM · “Fordlândia Malaise” e encontro com Susana de Sousa Dias (realizadora) e António de Sousa Dias (compositor)
30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda
Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no palco do O'culto), no caso dos quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.
PROGRAMA
· 14 de Maio · visionamento do filme Fordlândia Malaie (2019) de Susana de Sousa Dias com música de António de Sousa Dias e encontro com a cineasta e o compositor
Encontro moderado por Pedro Boléo
—
>> 30 de Abril · ·visionamento do filme Mulholland Drive (2001) encontro com Daniel Moreira · musicalidade do filme de David Lynch
CICLO DE CINEMA · ATRÁS DO SOM E DA IMAGEM · “Viagem ao Princípio do Mundo” E ENCONTRO com Manuel Deniz Silva – música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira
30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda
Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no palco do O'culto), no caso dos quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.
PROGRAMA
· 1 de Maio · visionamento do filme Viagem ao Princípio do Mundo (1997) e encontro com Manuel Deniz Silva em torno da música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira
«O cinema tardio de Manoel de Oliveira cruzou-se, por diversas vezes, com a música de Emmanuel Nunes. O primeiro encontro teve lugar em 1994, quando o realizador ‘recriou’ Douro, Faina Fluvial (1931), escolhendo como acompanhamento musical a obra Litanies du feu et de la mer (1969-71). Dois anos depois, Oliveira convidou Nunes para compor a música do seu próximo filme, convite que o compositor declinou, autorizando-o, no entanto, a utilizar gravações existentes de obras suas, o que o realizador fez em Viagem ao princípio do mundo (1997) e Porto da minha infância (2001). Nesta sessão, abordaremos a forma como a música de Nunes se articula com o projecto estético de Oliveira, não enquanto ‘música de cinema’, no sentido habitual do termo, mas enquanto veículo de uma determinada temporalidade da escuta, que o realizador convoca para a revelação de uma dimensão oculta, enigmática e espiritual do cinema. A conversa será seguida de uma projecção de Viagem ao princípio do mundo, filme onde se ouvem excertos de Machina Mundi (1992), Litanies du feu et de la mer e Grund (1983).»
Encontro moderado por Pedro Boléo
—
>> 30 de Abril · ·visionamento do filme Mulholland Drive (2001) encontro com Daniel Moreira · musicalidade do filme de David Lynch
Ciclo de Cinema · Atrás do Som e da Imagem · “Mulholland Drive” e encontro com Daniel Moreira – musicalidade no cinema de David Lynch
30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda
Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.
Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no O'culto da Ajuda), para os quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.
O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.
PROGRAMA
· 30 de Abril · visionamento de Mulholland Drive (2001) de David Lynch e encontro com Daniel Moreira em torno da musicalidade do filme
«Música e cinema partilham três categorias fundamentais – movimento, ritmo e temporalidade –, possibilitando influências, apropriações e contaminações recíprocas. Não surpreende, pois, que sejam múltiplos os exemplos de apropriação cinematográfica de uma certa noção de musicalidade (Kulezic-Wilson, 2015). Basta lembrar a ideia do filme como ‘sinfonia de luzes’ no cinema impressionista francês ou a influência dos videoclipes da MTV no cinema dos anos 80 e 90.
David Lynch é um dos realizadores que mais tem explorado essa noção de musicalidade, fazendo-o de uma forma muito peculiar que o diferencia de outros realizadores igualmente ‘musicais’ como Wong Kar-Wai, Tarantino ou Aranofsky. Nesta comunicação, discutirei de que modo os filmes e séries recentes de David Lynch evocam uma noção específica de musicalidade que vai muito para além do uso literal de música, alastrando-se não só aos outros sons (efeitos e diálogos), como também, de algum modo, à imagem e à narrativa.
A sessão terá três partes: uma primeira de breve introdução à ideia de musicalidade na obra de Lynch em geral; na segunda parte, veremos o filme “Mulholland Drive” (2001); e numa terceira parte, discutiremos este filme em concreto, um dos exemplos mais emblemáticos da ideia Lynchiana de musicalidade no ecrã.»
Encontro moderado por Jakub Szczypa
—
CICLO DE CINEMA "Películas de Intervenção”
DIA 21 - 19h e 21h
YAMMER SCHOONER (be kind to me) de Luciano B Cieza
(ARG, 2019)
Ao apresentar abstratamente a relação com a natureza de vários grupos diferentes de pessoas, governos e corporações, Yammer Schooner explora e questiona a visão opressora e totalizante que a cultura ocidental desenvolveu, onde há apenas uma história, a mesma para todos.
CICLO DE CINEMA "Películas de Intervenção” 7 POEMAS PARA UM MUNDO NOVO
DIA 20 - 19h e 21h
7 POEMAS PARA UM MUNDO NOVO
de Fernando Mota Mário Melo Costa e Violeta Mandillo
(PORT, 2020)
“Este projecto é sobretudo sobre a vulnerabilidade A da nossa espécie. A dos nossos corpos. Das nossas vidas. Da construção a que chamamos de sociedade.” - Fernando Mota
Apresentação dos filmes por um dos autores e conversa no final.
um projecto de Fernando Mota, Mário Melo Costa e Violeta Mandillo
textos de Andreia C. Faria, António Barahona, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Marcos Foz, Mário Cesariny e Vasco Gato
vozes de Angelo Torres, Ana Sofia Paiva, Cláudia Andrade, Diogo Dória, Luís Miguel Cintra, Natália Luiza, Tiago Mota
música, espaço sonoro e interpretação Fernando Mota realização e direcção de fotografia Mário Melo Costa produção Violeta Mandillo captação de som José Grossinho gaffer José Manuel Rodrigues pós-produção João Nunes assessoria de imprensa Wake Up! Comunicação
agradecimentos Ana Carina Estroia, Ana Mandillo, Biblioteca Municipal de Beja, Casa da Cerca, Eduardo Correia, Fundação Lapa do Lobo, , José Silva, José Silva Tavares, Largo Residências, Manuel Aparício, Mário Guerra - Poesia Incompleta, Mário Raínha Campos, Moz Carrapa, Teatro Regional da Serra do Montemuro
agradecimento especial Miguel Melo, Tiago Mota
apoios Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Ninho Saloio, Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A., Direção Regional de Cultura do Alentejo parcerias media VisitLisboa, Agenda Cultural Lx, Antena 2
uma produção A CARAVANA com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de Emergência Social – Cultura
CICLO DE CINEMA "Películas de Intervenção” LA ANTENA de Esteban Sapir
DIA 19 - 19h e 21h
LA ANTENA de Esteban Sapir
(ARG, 2007)
A cidade sem voz! Em uma cidade escura e invernal, todos ficaram sem voz. Mr. TV, o dono do monopólio da televisão, tem um plano malévolo para dominar todos os cidadãos: sequestrar The Voice, a única pessoa que ainda tem o dom da fala, para torná-la a principal atração de sua emissora enquanto ele concebe outra e até plano mais sinistro: roubar as palavras para completar seu regime de "Telecracia". La Antena (O Ariel) é um filme sobre como o monopólio da mídia nos rouba voz e palavras, uma metáfora provocativa para os monopólios latino-americanos de comunicação e como a mídia é usada como uma arma para sustentar regimes totalitários.
Atrás do Som e da Imagem
Um ciclo de encontros em torno da música no cinema para dar a conhecer e redescobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de não apenas explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem, mas também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema, tendo como o ponto de partida os escritos teóricos de Theodor W. Adorno e Hanns Eisler, Composing for the Films (1947), assim como as abordagens teóricas mais recentes, nomeadamente de Royal S. Brown, entre outros.
Programa completo:
13 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidado: Pedro Boléo
Filmes:
Ida (2013) de Paweł Pawlikowski com música/design sonoro de Kristian Selin Eidnes Andersen
Uma Abelha na Chuva (1971) de Fernando Lopes
14 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidado: António de Sousa Dias
Filmes:
Domingo à Tarde (1966) de António de Macedo
26 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidados: Filipe Lopes, João Miguel Real e Jerónimo Ribeiro Rocha
Filmes:
Macabre (2015) de Jerónimo Ribeiro Rocha com música de Filipe Lopes
Vertigo (1958) de Alfred Hitchcock com música de Bernard Herrmann
27 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00 . sessão em português e inglês para maiores de 18
Convidada: Jelena Novak
Filmes:
Koyaanisqatsi (1982) de Godfrey Reggio com música de Philip Glass
Bodysong (2003) de Simon Pummell com música de Jonny Greenwood
Decasia (2002) de Bill Morrison com música de Michael Gordon