Atrás do Som e da Imagem
Um ciclo de encontros em torno da música no cinema para dar a conhecer e redescobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de não apenas explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem, mas também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema, tendo como o ponto de partida os escritos teóricos de Theodor W. Adorno e Hanns Eisler, Composing for the Films (1947), assim como as abordagens teóricas mais recentes, nomeadamente de Royal S. Brown, entre outros.
Programa completo:
13 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidado: Pedro Boléo
Filmes:
Ida (2013) de Paweł Pawlikowski com música/design sonoro de Kristian Selin Eidnes Andersen
Uma Abelha na Chuva (1971) de Fernando Lopes
14 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidado: António de Sousa Dias
Filmes:
Domingo à Tarde (1966) de António de Macedo
26 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00
Convidados: Filipe Lopes, João Miguel Real e Jerónimo Ribeiro Rocha
Filmes:
Macabre (2015) de Jerónimo Ribeiro Rocha com música de Filipe Lopes
Vertigo (1958) de Alfred Hitchcock com música de Bernard Herrmann
27 de Novembro . 21h00 . duração: 3h00 . sessão em português e inglês para maiores de 18
Convidada: Jelena Novak
Filmes:
Koyaanisqatsi (1982) de Godfrey Reggio com música de Philip Glass
Bodysong (2003) de Simon Pummell com música de Jonny Greenwood
Decasia (2002) de Bill Morrison com música de Michael Gordon