Workshop de espacialização sonora 2D e 3D • SpatGRIS por Robert Normandeau
May
12
10:00 AM10:00

Workshop de espacialização sonora 2D e 3D • SpatGRIS por Robert Normandeau

Workshop por Robert Normandeau - Espacialização com o freeware SpatGris

SpatGRIS é um plugin de espacialização sonora multicanal disponível para Audio Unit (Mac) e formatos VST (Mac e Windows). Este plugin, grátis e em código aberto (opensource), permite movimentar múltiplas fontes de som através de conjunto variável de altifalantes. O SpatGRIS foi criado para a composição de um espaço multicanais e permite ao utilizador espacializar o som em 2D (até 16 altifalantes) ou em 3D (até 128 altifalantes).

O SpatGRIS foi criado pelo Groupe de Recherche en Immersion Spatiale (GRIS), um grupo de investigação sediado na Universidade de Montréal.

Em 2024 o compositor, professor e director do GRIS, Robert Normandeau, estará em Lisboa no âmbito do Festival Música Viva para apresentar um concerto com a sua música com a nova “Abóboda de Altifalantes” da Miso Music Portugal instalada no O’culto da Ajuda, mas também irá orientar um workshop sobre o SpatGRIS no domingo dia 12 de manhã, entre as 10h e as 12h, no O’culto da Ajuda.

No dia 11 de Maio irá apresentar as suas obras para a Abóboda de Altifalantes no O’culto da Ajuda e no dia 12 de Maio às 10h irá dar um workshop sobre o StatGRIS.

O custo do Workshop são 10 euros e a inscrição prévia é obrigatória.

Os interessados devem mandar um e-mail com nome, idade e contactos até ao dia 10 de Maio para cursos@misomusic.com

Lotação máxima de 10 participantes (aceitação por ordem de inscrição)

Pagamento: inscrição 10€ por MBway 918364158

https://gris.musique.umontreal.ca/

ENGLISH

SpatGRIS is a multichannel sound spatialization plugin available in Audio Unit (Mac) and VST formats (Mac and Windows). This free and opensource plugin allows movement of multiple sound sources on a variable set of speakers. It was designed to compose multichannel space. It allows the user to spatialize the sound in 2D (up to 16 speakers) or in 3D (up to 128 speakers).

SpatGRIS was develop by Groupe de Recherche en Immersion Spatiale (GRIS), a research group based at Université de Montréal.

View Event →
"NOTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA ACTUAL PARA ACORDEÃO” - WORKSHOP PARA COMPOSITORES POR PAULO JORGE FERREIRA
Apr
14
3:00 PM15:00

"NOTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA ACTUAL PARA ACORDEÃO” - WORKSHOP PARA COMPOSITORES POR PAULO JORGE FERREIRA

workshop

"Notação e interpretação da música actual para acordeão” - Workshop para compositores

PAULO JORGE FERREIRA Acordeão

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO EMAIL:  cursos@misomusic.com

BIO

Paulo Jorge Ferreira nasceu em Lisboa. Ao longo da sua formação, frequentou cursos dirigidos por alguns dos mais prestigiados acordeonistas contemporâneos. Finalizou os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde posteriormente lhe foi atribuído, perante prova pública, o título de especialista em Acordeão/Performance.

Tem realizado recitais a solo e concertos de música de câmara, tanto a nível nacional como internacional, nomeadamente em França, México, Bélgica, Áustria, Itália, Macau, Espanha, Hungria, Holanda, Alemanha e Polónia, tocando com músicos portugueses e estrangeiros de enorme prestígio. Durante o seu percurso atuou em algumas das mais importantes salas de concerto da Europa, como Musik Werein, Muziekgebouw, De Single, Odéon Theatre de L’Europe, Teátrum House of Future, Berliner Philarmoniker, entre outras. Participou como instrumentista, em diversas estreias de obras para acordeão solo, música de câmara, ensemble e orquestra. Trabalha assiduamente com compositores portugueses, fomentando a criação de novo repertório português para acordeão.

Apresentou-se como músico convidado de orquestras sinfónicas e de câmara, tais como, Orquestra de Pequim, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Utópica, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, Ensemble Darcos e a solo com Esart Ensemble, Remix Ensemble, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara de Colónia, Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional, Sinfonietta de Ponta Delgada e Banda Sinfónica Portuguesa, trabalhando com maestros de reconhecida qualidade internacional, como Stefan Asbury, Jürjen Hempel, Lawrence Foster, Peter Rundel, Martin André, Emílio Pomàrico, Carl St. Clair, Peter Eötvös. Colabora regularmente com Remix Ensemble, Ensemble Darcos, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

No domínio da música de câmara, constitui com Pedro Santos um duo de acordeões (Duo Damian), com Carlos Alves um duo de acordeão e clarinete (Artclac), com Catherine Strynckx um duo de acordeão e violoncelo (Stretto Duo), com Ana Ester Neves (soprano) um duo de acordeão e canto, e um quinteto com quarteto de cordas.

Ao longo da sua carreira musical tem participado em inúmeras gravações discográficas, em programas radiofónicos e televisivos. Gravou dois cd’s a solo, “Percursos” editado pela etiqueta “Numérica”, “Contemporary Works for Accordion” incluído no catálogo da CalandaMusic e o disco “Escape” (Stretto Duo) em música de câmara, publicado pela Artway Records.

Paralelamente, a sua atividade como compositor tem-se desenvolvido significativamente, escrevendo obras para instrumentos solo, música de câmara e orquestra. Devido ao crescente interesse pela sua forma de compor, tem recebido encomendas de alguns dos mais conceituados solistas, grupos de câmara e festivais de música portugueses, e algumas das suas peças têm sido executadas igualmente no estrangeiro. Foram editados discos com algumas das suas obras e a edição impressa da sua música está a ser realizada pela editora AVA Musical Editions.

Atualmente é professor de acordeão e música de câmara na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Alguns dos seus alunos e grupos de música de câmara têm obtido primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais de acordeão e de música de câmara. Paulo Jorge Ferreira é convidado com regularidade como membro de júri em concursos internacionais de acordeão. Co-autor do livro “Modern Accordion Perspectives” que contém artigos e entrevistas sobre o acordeão clássico, segundo a crítica, por alguns dos mais reconhecidos acordeonistas da atualidade. É diretor artístico do Festival e Concurso de acordeão Folefest e presidente da Associação Folefest. Tem sido unanimemente considerado um músico preponderante no desenvolvimento artístico do acordeão em Portugal.

View Event →
Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato • Orquestra de Altifalantes
Nov
22
7:30 PM19:30

Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato • Orquestra de Altifalantes

22 De Novembro 2022 - 19h30 – O’culto Da Ajuda

Crítica- Música
Abrir os ouvidos: a proposta electroacústica
Festival Música Viva - Orquestra de altifalantes
Manuel Pedro Ferreira
23 de Novembro de 2022, 14:52

Música electroacústica / Orquestra de Altifalantes

Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato

Jonty Harrison, António Ferreira, Filipe Esteves, Gonçalo Gato – espacialização sonora

Programa I
Filipe Esteves (1978-): Cavitações / 2022 (estreia absoluta)
Gonçalo Gato (1979-): Travessia / 2021 (estreia absoluta)
António Ferreira (1963-): nova obra / The other peoples sounds (estreia absoluta)

Programa II
Jonty Harrison (1952-): Unsound Objects / 1995 [stereo]
Jonty Harrison (1952-): Internal Combustion / 2005-06 [para 8 canais]
Jonty Harrison (1952-): Espaces cachés / 2014 [para 30 canais]

FOLHA DE SALA

            Para fechar o ciclo de três dias concertos com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal, quatro compositores reúnem-se no O’culto da Ajuda. Na primeira parte do programa, presenciaremos três estreias absolutas de  António Ferreira, Filipe Esteves e Gonçalo Gato. Filipe Esteves apresentará Cavitações e António Ferreira uma obra com título ainda por anunciar, ambas compostas em 2022. Em Travessia, de 2021, o compositor Gonçalo Gato trabalhou o som proveniente, e imponente, da ponte 25 de Abril, em Lisboa. O segundo programa, um monográfico de um dos mais importantes compositores britânicos dedicados à música electroacústica, Jonty Harrison, dar-nos-á a ouvir três obras. Com Unsounded Objects (1995), Internal Combustion (2005-06) e Espaces cachés (2014), poderemos testemunhar das explorações sonoras deste compositor, na herança da “musique concrète” para uma viagem sonora que se aventura pelos limites indefinidos da realidade com a irrealidade.

Financiamentos & Apoios

View Event →
Improvisation Workshop  - Harri Sjöström & Guilherme Rodrigues
Sep
18
2:00 PM14:00

Improvisation Workshop - Harri Sjöström & Guilherme Rodrigues

Improvisation Workshop

Harri Sjöström & Guilherme Rodrigues

September 18th 2022, O’culto da Ajuda, from 14h until 18h

Teaching improvisation is a challenging issue...  Can we teach improvisation?
In this unique workshop led by Harri Sjöström (close friend and member of the Cecil Taylor quintet) together with Guilherme Rodrigues, attention will be given to help players open up to listen and to learn to trust their intuitions, particularly in a collective playing situation.

 

Exchange / dialog through music & verbal dialogue.

Questions such as deeper motivations into music: “why do I and we, want to play music and what’s behind our will in a deeper level? “ is something to be addressed.

 What is my / our motivation? This is one question for each one of us to ask.

Is it the joy of playing? Is it to become a virtuoso player? Is it to become famous? What is one’s deeper motivation?  Is there a deeper motivation or is the motivation clear? What does one want from music?  What moves the others and me?

Playing / communicating through sound, being in a resonance dialog, could be said.

 

Some "games", exercises, structures, can be useful and are also often helpful for assisting people to sharpen their ability to listen to others and themselves and also to relax and not worry about oneself or the others.

To learn to prepare oneself to jump into “cold water” without being afraid of drowning. To take risks, to "jump over one’s own shadow" so to say. Jump into the unknown. 

 

Of key importance are:

Learning to not think when playing or shortly before starting to play. Preparing oneself for this mentally different way.  Thinking about this and that… we can do after or as we sit down and talk about things. Not as we play. The trust in our intuition is key and can be learned. Despite being already ”there”, it must be awaken up within ourselves.

Listen listen listen... To others and to oneself…

These are some of the things we want to share and work together.

Enrolment

There are no prerequisites

Duration: 4 hours, from 14h until 18h, on September 18th 2022 at O’culto da Ajuda

Maximum number of participants: 12

Fee: 30€

Deadline for enrolment: September 16th 2022

In order to enrol participants should make a bank transfer of 30€ to:

Miso Music Portugal Associação Cultural

IBAN: PT50 0018 033600200030060 29

And send the bank transfer statement to the following email:

oculto@misomusic.com

Acknowledgement and confirmation of enrolment will follow.

Harri Sjöström, born on 29 February 1952 in Turku, Finland, found his voice in music on the soprano and sopranino saxophone.
His music and fine art studies in San Francisco at Lone Mountain College (UCSF) and San Francisco Art Institute in the 1970s led him directly to workshops by John Cage, Bill Dixon, Vinko Globokar, George Russell, and his saxophone teachers Leo Wright and Steve Lacy.
Since 1978 continuous extensive work as a freelance musician, composer and initiator of interdisciplinary ensembles in the field of contemporary improvised music and mixed media projects. Back to Europe 1978 he started to work with Derek Bailey, Teppo Hauta-aho, Paul Lovens, John Russell, Paul Rutherford, Alexander von Schlippenbach a.o.
In 1980 -1985 he lived in Vienna, Austria, which became his doorway to the European contemporary music scene; formed his first groups and organized numerous artist exchange-projects in Finland and elsewhere.

Between 1990 and 2016 an extensive collaboration with the pianist and composer Cecil Taylor developed, including seven live recordings with small ensembles and recordings with larger Cecil Taylor ensembles. Of particular note is the Cecil Taylor Quintet with Cecil Taylor, Harri Sjöström, Teppo Hauta-aho, Tristan Honsinger, Paul Lovens. Energetic and with an appetite for risk he founded and co-founded many ensembles with highly interesting instrumental line-ups including such as Quintet Moderne, Sestetto Internazionale, MOVE - quintet, European Composers Improvisors Orchestra - ECIO, Up And Out, City Of Pyramids, The Player Is, Wait, Motström, The Treasures Are a.o. 

Harri has been teaching saxophone since 1980 and is a vital member of the European contemporary improvised music scene; he has composed music for film and is still active today with his photography.

 

Guilherme Rodrigues is a cellist, improviser, sound explorer and composer from Lisboa, Portugal.

He was born in 1988 and started to study cello and trumpet when he was seven at Orquestra Metropolitana de Lisboa and later in Conservatório Nacional de Música de Lisboa to study classical and music theory until his twenty-three.
With an intuitive approach to improvisation and exploration of the timbres, 
using both classical and extensive techniques, his music is exciting, polyrhythmic and full of contrasts. His work probes the physicality of the space in which listening occurs. His music, comprising both acoustic and electro-acoustic works has been described as delicate, intense, focused and physical. 
Apart from work in music ensembles ranging for contemporary classical to free improvisation, he often works with dancers. Has created music aswell for theater, radio, television and silent film.

He is part of Creative Sources Recordings record label, music director of Hosek Contemporary Art Gallery and active member of Reanimation Orchestra.
Has been following a professional career in music since 1997 and performs in concerts and workshops around Europe and Asia. Currently living in Berlin.

View Event →
 Amsterdam Doktet • residência & concerto
Aug
9
7:30 PM19:30

Amsterdam Doktet • residência & concerto

O’CULTO DA AJUDA 09 DE AGOSTO ÀS 19H30

Programa

Duas peças para octeto de cordas, op 11 (10')
Dimitri Shostakovich

Octeto de cordas em Mib maior, op. 20 1° andamento (15')
Felix Mendelssohn

The Worker's Union (10')
Louis Andriessen

——————-

Octeto de cordas op. 7 : 3° e 4° andamentos (20')
George Enescu

Quatro Estações de Buenos Aires (5')
Astor Piazzolla - Verano Porteño (arranjo de Job Huiskamp)


Violinos: 
Iris van Nuland, Lucien Renette, Serguei Milstein, Janna Maurer

Violas: 
Francisca Galante, Sunniva Skaug

Violoncelos: 
Jasmim Mandillo, Job Huiskamp

Quem somos?

Nós somos o Amsterdam Doktet! Conhecemo-nos há dois anos no Conservatório de Amesterdão e tornámo-nos muito bons amigos. Temos tocado muito uns com os outros ao longo destes anos, mas principalmente em grupos mais pequenos como quartetos e quintetos de cordas. É por isso que estamos tão entusiasmados por finalmente tocarmos todos juntos e partilhar convosco este laço especial que construímos.
O nosso ensemble é multinacional. Muitos dos nossos membros são de diversas cidades dos Países Baixos. No entanto, França, Rússia, Noruega e Portugal estão também representados neste grupo!

O projeto:

Desde que nos conhecemos, que sonhamos visitar as cidades natais uns dos outros e conhecer os sítios de onde viemos e onde crescemos. Contudo, devido à pandemia, as nossas aventuras têm tido lugar sobretudo dentro das paredes da nossa escola em Amesterdão. Agora que podemos voltar a viajar e dar concertos ao vivo, decidimos organizar uma digressão em Portugal, o país natal de dois membros do grupo, e estamos muito felizes de finalmente poder partilhar música convosco!

Este concerto no O'culto da Ajuda está inserido numa digressão de concertos em Lisboa e no Porto, com mais apresentações no Museu da Música, no Palácio da Ajuda, na sede da Orquestra de Câmara Portuguesa em Algés e no âmbito do festival CIMS no Porto.

Com este projecto, criado entre amigos e jovens músicos, trazemos um programa cheio de energia e motivação, aliado à vontade de mostrar aos nossos amigos e colegas internacionais o sítio maravilhoso onde crescemos!

Decidimos trazer cinco peças, compostas por cinco compositores, de cinco países diferentes. Os octetos de cordas dos compositores Shostakovich, Mendelssohn e Enescu serão apresentados, e também duas peças modernas do século XX. The Worker's Union do compositor holandês Louis Andriessen é uma obra para ensemble indeterminado e melodicamente e tonalmente livre, sendo completamente baseada em ritmo. Para acabar, tocaremos o nosso próprio arranjo de Verano Porteño, o Verão das quatro estações de Buenos Aires de Astor Piazzolla.

BIOS

View Event →
1º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação
Jun
24
2:00 PM14:00

1º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação

24 de Junho 2022 | das 14h00 às 19h30 | O’culto da Ajuda

A primeira edição dos Encontros em Música, Tecnologia e Investigação é um evento organizado pelo Concelho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT)  com curadoria da compositora Isabel Soveral que decorrerá no dia 24 de junho de 2022 no O’culto da Ajuda (Travessa das Zebras nº25, Lisboa). 

PROGRAMA DO ENCONTRO (download)

COMUNICAÇÔES

  • 14h00
    Boas vindas e Apresentação
    Isabel Soveral INET-MD/UA

  • 14h15
    mic.pt” Ligando a Música Portuguesa ao Mundo Miguel Azguime MIC.PT

  • 14h30
    Entre verbo e som, onde pára a língua?
    José Luis Postiga INET-MD/UA

  • 15h00
    Multidimensional Performance as Creation.
    Henrique Portovedo INET-MD/UA

  • 15h30
    Performance em forma de tempo: Vida(s) e sons na performance de música mista
    Pedro Rodrigues INET-MD/UA

  • 16h00

    Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset (versão para sistema em tempo rea)l: uma contribuição para a preservação do repertório de música electroacústica mista * António de Sousa Dias Universidade de Lisboa / Faculdade de Belas Artes

  • 16h30
    O estúdio como instrumento de performance e composição. Controladores Gestuais João Pedro Coimbra - Universidade de Aveiro

  • 17h00
    When the old technology meets the new: a case study about an acousmatic perspective of the organ Cláudio de Pina GIMC/CESEM (FCSH-UNL)

  • 17h30

    Desenvolvimento de Novas Ferramentas Tecnológicas Tiago Lestre -Universidade de Aveiro

  • 18h00

    O uso de APPs como ferramenta na composição de um concerto interativo Daiana Maciel da Silva -Universidade de Aveiro

  • 18h30

    A interacção Homem-máquina na composição musical Gonçalo Gato - Universidade Lusófona

  • 19h00

    O documentário acusmático: música e documento sonoro Mathilde Braun Martins Universidade de Aveiro

    * trabalho em colaboração de: Alain Bonardi - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Centre de recherche Informatique et Création Musicale, António de Sousa Dias - Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, João Svidzinski - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Centre de recherche Informatique et Création Musicale

Entrada livre sem inscrição para ouvintes

Este evento procura contribuir, globalmente, para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos.  Apresenta-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/interpretação e a tecnologia.

 Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios:

  1. criação musical e a formação técnica de estúdio; 

  2. notação musical de obras eletroacústicas;

  3. escrita musical e a criação em estúdio; 

  4. desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas;

  5. desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica;

  6. interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos;

  7. configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música eletrónica.

É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos  ciclos  de  formação  na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o caráter imprescindível da reflexão estética para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica. 

24th of June 2022 | from 2:00 pm to 7:30 pm | O’culto da Ajuda

The first edition of the Meetings in Music, Technology and Research is an event organized by the Scientific Council of the Portuguese Music Research and Information Center (MIC.PT) curated by the composer Isabel Soveral that will take place on June 24, 2022 at O' cult of Ajuda (Travessa das Zebras nº25, Lisbon).

This event seeks to contribute, globally, to the progress and development of the disciplinary areas of music creation, interpretation, theory and technology, giving priority to themes related to contemporary creation and music technology - analysis and theoretical reflection on creation and interpretation with electronics. It presents itself as a discussion forum, encouraging musical research on aspects of aesthetic and technical thinking in the context of musical creation/interpretation and technology.

The objective of this initiative is to contribute to increasing the literacy of students in the various training cycles in the area of ​​musical creation, focusing essentially on musical creation with electronic means. We will reinforce the essential character of aesthetic reflection for a correct understanding of the great themes of contemporary creation, with or without electronic means, the critical approach between the potential of new technologies and creative thinking, through the analysis of relevant works and texts, and reflection theory about the great references of the first decades of Concrete Music and Electronic Music.

View Event →
Concerto das Classes de Música Contemporânea da EAMCN • Direcção Jorge Machado
May
20
6:00 PM18:00

Concerto das Classes de Música Contemporânea da EAMCN • Direcção Jorge Machado

 Programa

 Modern Art Sound Vision Criação Coletiva
1º Ano Profissional
 

Glosa 24 Anton Webern/Criação Coletiva
2º Ano Profissional

 
A lira de Orfeu CLOTILDE ROSA
(Oboé e Eletrónica)
Oboé – Eduardo Santos
 

Sefer VIRGÍLIO MELO
(Violino e Eletrónica em tempo real)
Violinos – Augusto Amaro e Pedro Isidoro

 

Essay XV CHRISTOPHER BOCHMANN
(Oboé solo)
Oboé – Diogo Guerreiro

 
the moon lost her name SARA CARVALHO
(violino solo)
Violino - Beatriz Duque
 

Ressonâncias e Variação ÂNGELA LOPES
Clarinetes - Catarina Passos, Henrique Fialho; Piano – Luís Tolda
 

Miniatures CHRISTOPHER BOCHMANN
Violinos - Beatriz Duque, Manuel Castro; Viola d’Arco – Luis Fernandes
 

Opus 27 plus (commentaries on Variations Op.27 by Anton Webern) CHRISTOPHER BOCHMANN
Clarinetes - Catarina Passos, Henrique Fialho; Violino - Beatriz Duque; Viola d’Arco – Luis Fernandes; Violoncelo - Clara Afonso; Piano – Luís Tolda
 

Sine nomine JORGE PEIXINHO
(Instrumentação variável)
3º Ano Profissional

 

Intérpretes:

1º Ano
Madalena Eickhoff - Canto
Lídia Alexandra Paixão - Flauta Transversal
Alexandre Camolas Duarte, Gustavo Dias da Silva, João Ferreira - Percussão
Maria Madalena Vasileva - Piano 
Leonor Nunes Marinho - Trompa
Diogo Cabrita Santos - Trompete
Catarina Maria Lopes António, Júlio Cortez Marques, Matilde Gonçalves, Zitong Liu – Violino 

2º Ano
Pedro Miguel de Magalhães - Fagote
Ana Martins Miranda - Flauta Transversal
Lourenço Rocha - Percussão
João Paulo Crispim, Martim Dias - Saxofone
Tomás António - Trompa
Francisca Victorino Fernandes, Patrícia Ferreira - Trompete
André Crespo - Tuba
Rafael de Martins – Eufónio
Cláudia Amaro, Leonor Ribeiro - Violino
Nicole Dias - Violeta
Rodrigo Lucas – Violoncelo 

3º Ano
Catarina Passos, Henrique Fialho - Clarinete
Diogo Guerreiro, Eduardo Santos - Oboé
Luís Tolda - Piano
Cristina Martins - Trompete
Guilherme del Bianco -Viola Dedilhada
Luís Fernandes – Viola d’Arco
Augusto Amaro , Beatriz Duque, Manuel Castro, Pedro Izidoro - Violino
Clara Afonso - Violoncelo

View Event →
Contos Contados Com Som - Plano Nacional das Artes
Apr
27
2:30 PM14:30

Contos Contados Com Som - Plano Nacional das Artes

27 de Abril 2022 | 14h30 | O'Culto da Ajuda

PLANO NACIONAL DAS ARTES

O pássaro da cabeça
música: Joana Sá | poema de Manuel António Pina | recitante Ana Baptista

Nuno e os Monstros
música de Isabel Soveral  |  história de Ágata Mandillo | recitante Ana Baptista

Uma Mesa é uma Mesa. Será?      
música de José Luís Ferreira | história de Isabel Martins | recitante Miguel Azguime

 A Velha e o Ladrão            
música de Sérgio Pelágio | história de António Torrado | recitante Ana Baptista

Paula Azguime: concepção
Miguel Azguime: direção artística
Ana Baptista: narradora
Miguel Azguime: narrador
Paula Azguime: difusão sonora
Ágata Mandillo: seleção, adaptação das histórias
Miso Studio: técnica e informática musical

 
View Event →
Laboratório New Op-era Conversa com Miguel Azguime “ a música transforma o nosso tempo” em torno da ópera A Laugh To Cry
Apr
9
5:30 PM17:30

Laboratório New Op-era Conversa com Miguel Azguime “ a música transforma o nosso tempo” em torno da ópera A Laugh To Cry

Laboratório New Op-era: Óperas em Palco

Sábado dia 9 às 17h30 Conversa com Miguel Azguime e Pedro Boléo “ a música transforma o nosso tempo” em torno da ópera A Laugh To Cry


Saturday 9th at 5:30 pm Conversation with Miguel Azguime and Pedro Boléo “music transforms our time” around the opera A Laugh To Cry

A Laugh to Cry com música e libreto multilíngue de Miguel Azguime é um teatro metafísico que põe em música e em cena arquétipos eternos. 
Reflectindo sobre a devastação da Terra, sobre a barbárie da guerra, sobre a destruição da Natureza, sobre o poder hegemónico do “mercado” e a consequente aniquilação das culturas, sobre a perda da memória civilizacional, especula e confronta-nos com o possível colapso da humanidade mas também com o seu eventual renascimento.A interpretação envolve também 7 instrumentos acústicos: flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano e percussão e meios electrónicos em tempo real. A encenação assenta em projecções vídeo múltiplas construídas em simbiose a partir da música e do texto.

Um projecto Miso Ensemble / Miso Music Portugal / Sond’Ar-te Electric Ensemble

Encomenda do Warsaw Autumn Festival e Ernst von Siemens Music Foundation.

Apoio figurinos

View Event →