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FONOVOZ - PHONOVOICE • Encontros de Poesia Sonora - Sound Poetry Meetings

  • O'culto da Ajuda 25 Travessa Zebras Lisboa, Lisboa, 1300 Portugal (map)

PROJECTO MISO MUSIC PORTUGAL

Curadores | Curators
Manuel Portela & Rui Torres

EXPOSIÇÃO
16h – 23h > FonoVoz | PhonoVoice: AudioBox - Ficheiros áudio representativos de obras de poesia sonora de:

16h30 – 17h > FonoVoz | PhonoVoice: VideoBox - Visualização em grande ecrã de vídeos representativos de performances de poesia sonora de:

Bartolomé Ferrando (Espanha | Spain)
“Sintaxi ” [Proposta 2000, festival internacional de poesies + polipoesies, CCCB, Barcelona, 15 Dec. 2000] (9:59)
Video: Josep M. Jordana; Propost.org / Habitual Video Team

Amanda Stewart (Australia)
“Soup (Tautology 12)” [Performed by Decibel New Music Ensemble of the 17th in the 2 Minutes from Homecommission project, that see 20 x 2 minute new works made in 2020] (2:12)

Henri Chopin (França | France)
Ao Vivo | Live [Espace Gantner, Bourgone, France, 2005] (8:56) 

Fátima Miranda (Espanha | Spain)
Entre Salamanca y Samarkanda [2010; recording: Salamanca, 2005, and La Biennale di Venezia, 2008] (13:06)

Jaap Blonk (Países Baixos | Netherlands)
2 Sound Poems [Other Minds Festival 23 – Sound Poetry: The Wages of Syntax. Recorded on April 9, 2018, at ODC Theater in San Francisco, CA] (7:07)


MESA REDONDA (live)
17h – 18h30 > Manuel Portela, Rui Torres, Jörg Piringer, Cia Rinne

PERFORMANCES
BILHETEIRA · FOLHA DE SALA
21h – 22h > KOLLISION
Jörg Piringer (Áustria, 1974)

22h – 23h > SOUNDS FOR SOLOISTS (“notes for soloists” · “l’usage du mot” · “sentences”)
Cia Rinne (Suécia, 1973)

©eSeL.at Lorenz Seidler

KOLLISION

The performance kollision revolves around the interplay of asemantic and semantic elements, challenging conventional understandings of language and communication blending the realms of sound poetry, visual poetry and text.

At the core of kollision is the exploration of the expressive potential of letters and words. Visual poetry takes center stage as text and letters are dynamically manipulated, projected, and deconstructed in real-time through a custom performance software using the latest speech and sound recognition algorithms to transform live spoken words into a dynamic auditory landscape.

Words and their meanings are playfully dissected and reconstructed, challenging the audience to reconsider the conventional boundaries of language. Asemantic and semantic dimensions coalesce, giving rise to a complex interplay between the abstract and the concrete, the intentional and the incidental.

Text and letters cascade across the performance space, forming ephemeral compositions that resonate with the sonic elements. The synergy of visual and auditory stimuli creates a synesthetic experience, where meaning is both elusive and omnipresent.

kollision is an exploration of the intersection between human expression and digital technology. Through its unique combination of sound poetry, visual poetry, and software, the performance pushes the boundaries of what is possible in the realm of contemporary art, offering a transformative and unforgettable experience for the audience.

SOUNDS FOR SOLOISTS

FONOVOZ: celebrar a poesia sonora em Lisboa

Segundo os curadores dos encontros de poesia sonora FONOVOZ, a intersecção “entre escrita, tecnologias mediais e práticas vocais originou uma profusão de géneros e formas de poesia sonora, alguns dos quais mais próximos das artes da música do que das artes da linguagem”. Não é de admirar que este evento dedicado à poesia sonora com a curadoria de Manuel Portela (professor, tradutor e diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) e Rui Torres (também professor, para além de editor e poeta) visite o O’culto da Ajuda, sala de concertos e espaço de residências dedicado à criação musical. Para mostrar a “diversidade de uma prática que surgiu nas primeiras décadas do século XX, e que integrou as inovações eletrónicas do século XXI” e esta proximidade da poesia sonora às artes musicais.
 

O FONOVOZ não é um festival, é antes um encontro. Pretende-se conversar e refletir de forma folgada. Para dar a ver e a ouvir a poesia sonora, o FONOVOZ consiste em dois dias de mesas-redondas, performances e uma exposição. A exposição, visitável no O’culto da Ajuda a partir das 16h, segundo Manuel Portela e Rui Torres, dá a “conhecer obras que representam o espectro amplo da poesia sonora contemporânea”. 

'O FONOVOZ não é um festival, é antes um encontro. Pretende-se conversar e refletir de forma folgada.' 

Das 17h às 18h30, curadores e artistas reúnem-se para uma mesa-redonda. Na sexta-feira, Manuel Portela e Rui Torres dialogam com Kinga Tóth e Alfredo Costa Monteiro e, no sábado, com Jörg Piringer e Cia Rinne para refletirem sobre esta prática tão diversa que é a poesia sonora, uma interseção de “​​arte, tecnologia e linguagem”.
Depois das conversas, o FONOVOZ dá lugar à exploração da “tensão entre pré-língua, língua e pós-língua” com a atuação de artistas internacionais. As performances vão decorrer entre as 21h e as 23h, tanto no dia 21 como no dia 22. 

'o FONOVOZ dá lugar à exploração da “tensão entre pré-língua, língua e pós-língua” com a atuação de artistas internacionais.'


A exposição e as mesas redondas são de entrada livre e decorrem a partir das 16h. Para assistir às performances, que começam às 21h, os bilhetes podem ser comprados on-line ou na bilheteira do O’culto da Ajuda, em Lisboa.

Agradecimentos / Acknowledgements:

Alessandra Eramo, Alfredo Costa Monteiro, Amanda Stewart, Américo Rodrigues, Ann Noël Williams, Bartolomé Ferrando, Beth Anderson, Caroline Bergvall, Charles Amirkhanian, Cia Rinne, Clive Graham, Cristiano Caggiula, Eduard Escoffet, Enzo Minarelli, Fátima Miranda, Feliciano de Mira, Felipe Cussen, Francesco Aprile, Giovanni Fontana, Ian Hatcher, Jaap Blonk, Jörg Piringer, Julien Blaine, Kinga Tóth, Lily Greenham, Maja S. K. Ratkje, Martin Bakero, Oficinas do Convento, Pamela Z, Patrick Dubost, Steve McCaffery, Tomomi Adachi, Valeri Scherstjanoi, Vítor Rua, Zuzana Husárová.