Trio Sond'Ar-te • Recital Antena 2
Vítor Vieira - violino
Filipe Quaresma - violoncelo
Elsa Silva - piano
Programa
Dmitri Shostakovich - Trio 2 Op. 67 in E Minor
Beat Furrer - Retour an Dich
Álvaro Salazar - Segundo ensaio para uma cadenza
Miguel Azguime - Melancholia *
estreia absoluta
O Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma estrutura financiada pela DgArtes / Ministério da Cultura
BILHETEIRA
Amsterdam Doktet • residência & concerto
O’CULTO DA AJUDA 09 DE AGOSTO ÀS 19H30
Programa
Duas peças para octeto de cordas, op 11 (10')
Dimitri Shostakovich
Octeto de cordas em Mib maior, op. 20 1° andamento (15')
Felix Mendelssohn
The Worker's Union (10')
Louis Andriessen
——————-
Octeto de cordas op. 7 : 3° e 4° andamentos (20')
George Enescu
Quatro Estações de Buenos Aires (5')
Astor Piazzolla - Verano Porteño (arranjo de Job Huiskamp)
Violinos:
Iris van Nuland, Lucien Renette, Serguei Milstein, Janna Maurer
Violas:
Francisca Galante, Sunniva Skaug
Violoncelos:
Jasmim Mandillo, Job Huiskamp
Quem somos?
Nós somos o Amsterdam Doktet! Conhecemo-nos há dois anos no Conservatório de Amesterdão e tornámo-nos muito bons amigos. Temos tocado muito uns com os outros ao longo destes anos, mas principalmente em grupos mais pequenos como quartetos e quintetos de cordas. É por isso que estamos tão entusiasmados por finalmente tocarmos todos juntos e partilhar convosco este laço especial que construímos.
O nosso ensemble é multinacional. Muitos dos nossos membros são de diversas cidades dos Países Baixos. No entanto, França, Rússia, Noruega e Portugal estão também representados neste grupo!
O projeto:
Desde que nos conhecemos, que sonhamos visitar as cidades natais uns dos outros e conhecer os sítios de onde viemos e onde crescemos. Contudo, devido à pandemia, as nossas aventuras têm tido lugar sobretudo dentro das paredes da nossa escola em Amesterdão. Agora que podemos voltar a viajar e dar concertos ao vivo, decidimos organizar uma digressão em Portugal, o país natal de dois membros do grupo, e estamos muito felizes de finalmente poder partilhar música convosco!
Este concerto no O'culto da Ajuda está inserido numa digressão de concertos em Lisboa e no Porto, com mais apresentações no Museu da Música, no Palácio da Ajuda, na sede da Orquestra de Câmara Portuguesa em Algés e no âmbito do festival CIMS no Porto.
Com este projecto, criado entre amigos e jovens músicos, trazemos um programa cheio de energia e motivação, aliado à vontade de mostrar aos nossos amigos e colegas internacionais o sítio maravilhoso onde crescemos!
Decidimos trazer cinco peças, compostas por cinco compositores, de cinco países diferentes. Os octetos de cordas dos compositores Shostakovich, Mendelssohn e Enescu serão apresentados, e também duas peças modernas do século XX. The Worker's Union do compositor holandês Louis Andriessen é uma obra para ensemble indeterminado e melodicamente e tonalmente livre, sendo completamente baseada em ritmo. Para acabar, tocaremos o nosso próprio arranjo de Verano Porteño, o Verão das quatro estações de Buenos Aires de Astor Piazzolla.
AQUI, DENTRO de João Madeira Lançamento CD
• João Madeira contrabaixo
""AQUI, DENTRO" é uma peça performativa com 2 andamentos para contrabaixo solo.
A primeira parte do solo foi desenvolvida ao longo de cerca de 30 anos de estudo do contrabaixo, finalmente fixada em 2019 como uma composição. A segunda parte decorre de um dos 5 andamentos compostos para a peça "A Máquina Hamlet", de Heiner Muller, encenada por Jorge Silva Melo / produção Artistas Unidos, em cena durante 6 semanas em Lisboa, entre Fevereiro e Março de 2020. As duas peças estão estruturadas em forma de "espiral" provocando no ouvinte um "mergulho" no som, uma "outra" experiência de percepção estética e auditiva, através da qual, "dentro" do som (uma nota) que ouve, por camadas, em direcção a um infinito potencial, cada ouvinte virá a descobrir o "seu lugar" de todas as músicas, uma música, todos os lugares."
Duo Sond'Ar-te • Sílvia Cancela - flauta Elsa Silva - piano
Sílvia Cancela - flauta
Elsa Silva - piano
PROGRAMA
Sara Carvalho - My shadow walks home with me
Patrícia Sucena de Almeida - Ludi Aeterni (estreia absoluta) [com vídeo de Daniel Antero]
Rui Penha - Três quadros sobre o fado
Miguel Azguime - Par ce chemin de rien
O Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma estrutura financiada pela DgArtes / Ministério da Cultura
RESERVAS geral@teatrodarainha.pt
O Carro de Fogo de Sei Miguel • Formações Extraordinárias
Formações Extraordinárias Festas de Lisboa 2022
O Ciclo Formações Extraordinárias da Miso Music Portugal propõe ao ouvinte ir à descoberta de mundos sonoros invulgares, projectos extraordinários e singulares criados entre compositores e intérpretes, nacionais e estrangeiros.
O Carro de Fogo de Sei Miguel
Sei Miguel - Corneta de êmbolos
Fala Mariam e Nuno Torres - Trombone e Saxofone altos em secção
Bruno Silva - Guitarra
Pedro Lourenço - Baixo
André Gonçalves - Órgãos
Raphael Soares e Luís Desirat - Percussões
“Tenho a convicção de que o ‘blues’ é a chave que abre as músicas do mundo, e que as pode reunir, sem batota, em uma celebração que possui o antigo e o contemporâneo, sendo verdadeiramente planetária: este o assunto arcano na transparência envolvente de cada Carro de Fogo.”
2012 – 2021, Sei Miguel
O que vem a ser O Carro de Fogo de Sei Miguel?
Será uma determinada aproximação à forma em música, uma composição genérica, quase um arquétipo?... (de certeza) um todo orquestral, genuinamente. Ou, se calhar, mais simplesmente (?), essencialmente, o espírito indizível de uma banda.
SM: o Cânone e a enunciadora corneta de êmbolos; Fala Mariam e Nuno Torres: trombone e saxofone, Altos, os três anéis; Bruno Silva: guitarra, dos movimentos, 8; Pedro Lourenço: baixo, das quatro continuidades e um olho; André Gonçalves: os Órgãos, ATMOS; Raphael Soares e Luís Desirat: percussão, terras e metais.
Orquestra do Mistério, por vezes vertiginosa, O Carro de Fogo de Sei Miguel é contudo trabalhado, atravessado, por definidos critérios de “voicing”.
As músicas de Sei Miguel, na tradição cósmica do jazz evolutivo, são habitualmente coisas do “light voicing”, estruturas escritas mas de certo modo ilusórias, onde o silêncio e a frase se equivalem sem maquinaria. Por sua vez, o Carro de Fogo apresenta-se em “dark voicing”, assumida máquina, vasto objecto sonoro.
O Carro de Fogo de Sei Miguel é uma peça que é uma banda que é uma peça. E assim por diante e sucessivamente: eternamente, pelas vontades e pela original vontade tecnológica.
Duo Sond'Ar-te flauta e piano • Recital Antena 2
O Duo de flauta e piano do Sond’Ar-te Electric Ensemble, conta com duas “feiticeiras musicais” destacadas no nosso panorama musical (Silvia Cancela – flauta e Elsa Siva – piano) para nos apresentar, neste recital, um programa inteiramente português, com obras de Rui Penha – “3 cantos sobre o fado”, Miguel Azguime – “Par ce chemin de rien” e a estreia absoluta de “Ludi Aeterni” de Patrícia Sucena de Almeida, obra de arte transversal que cruza a música com a representação e elementos visuais.
A criação musical portuguesa no centro das atenções, pelo sopro e pelas mãos de duas instrumentistas de excepção.
Sílvia Cancela - flauta
Elsa Silva - piano
PROGRAMA
Rui Penha - Três quadros sobre o fado
Miguel Azguime - Par ce chemin de rien
Patrícia Sucena de Almeida - Ludi Aeterni * estreia absoluta
O Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma estrutura financiada pela DgArtes / Ministério da Cultura
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro
PROGRAMA
~n (reposta a slide to unlock de Rui Silva) (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Duo para dois adufes” (Bruno Gabirro, 2021)
Reverb (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Harmoniemusik (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019/2021)
Caleidoscópio de ritmos tradicionais (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Delay (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro, em residência no O'culto da Ajuda no mês de Junho, apresentam em concerto o trabalho que têm vindo a realizar sobre o adufe com electrónica em tempo real, na forma de música escrita e improvisada.
Aduf&lectrónica é um projecto que procura trazer o adufe para a tradição da música erudita. Apesar de fazer parte do nosso imagin rio colectivo como povo, mesmo fora das regi es de onde aut ctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção inclusão de electrónica, em particular de electrónica em-tempo-real, surge de forma natural na exploração e descoberta das possibilidades do adufe e no seu tratamento, dentro de uma tradição musical onde a electrónica se foi desenvolvendo desde há já um século, tendo tido grande expansão nos últimos 50 anos e sendo hoje parte activa e integrante da prática e pensamento musical erudito. Permite também criar uma ligação com a história e tradição do adufe, através de registos fotográficos existentes e como ligação entre dois mundos musicais, que sendo ambos música, são díspares em muitos aspectos. Propomos assim um projecto que tendo como objectivo final a apresentação em concerto de novas pe as para adufe e electrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contacto directo com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição. Dado o caácter inédito, investigativo e de work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019, em várias residências artísticas, momentos de estúdio e concertos.
Rui Silva e Bruno Gabirro
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro
PROGRAMA
~n (reposta a slide to unlock de Rui Silva) (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Duo para dois adufes” (Bruno Gabirro, 2021)
Reverb (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Harmoniemusik (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019/2021)
Caleidoscópio de ritmos tradicionais (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Delay (Rui Silva & Bruno Gabirro, 2019)
Clapping Music (Steve Reich, 1972)Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro, em residência no O'culto da Ajuda no mês de Junho, apresentam em concerto o trabalho que têm vindo a realizar sobre o adufe com electrónica em tempo real, na forma de música escrita e improvisada.
Aduf&lectrónica é um projecto que procura trazer o adufe para a tradição da música erudita. Apesar de fazer parte do nosso imagin rio colectivo como povo, mesmo fora das regi es de onde aut ctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção inclusão de electrónica, em particular de electrónica em-tempo-real, surge de forma natural na exploração e descoberta das possibilidades do adufe e no seu tratamento, dentro de uma tradição musical onde a electrónica se foi desenvolvendo desde há já um século, tendo tido grande expansão nos últimos 50 anos e sendo hoje parte activa e integrante da prática e pensamento musical erudito. Permite também criar uma ligação com a história e tradição do adufe, através de registos fotográficos existentes e como ligação entre dois mundos musicais, que sendo ambos música, são díspares em muitos aspectos. Propomos assim um projecto que tendo como objectivo final a apresentação em concerto de novas pe as para adufe e electrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contacto directo com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição. Dado o caácter inédito, investigativo e de work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019, em várias residências artísticas, momentos de estúdio e concertos.
Rui Silva e Bruno Gabirro
FILIPE ESTEVES OBRAS ELECTROACÚSTICAS
O’culto da Ajuda • Domingo, 7 de Novembro, 19h30
SUL e SUESTE
Concerto monográfico de música electroacústica com a orquestra de altifalantes
e lançamento do CD “Sul e Sueste” de Filipe Esteves
programa
FILIPE ESTEVES – Sul e Sueste (gare) *
FILIPE ESTEVES – Alburrica *Ω
FILIPE ESTEVES – Barra a Barra *
FILIPE ESTEVES – Braamcamp *
FILIPE ESTEVES – Sul e Sueste (cais) *
Ω encomenda Miso Music Portugal
* estreia absoluta
SOND’AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE + 50 ANOS DE MÚSICA ESPECTRAL
O’culto da Ajuda • Sábado, 6 de Novembro, 19h30
SOND’AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE +
50 ANOS DE MÚSICA ESPECTRAL
crítica
O fio do som interior
PEDRO BOLÉO
http://www.mic.pt/critica/20211123-pb-o-fio-do-som-interior.html
programa
JOÃO MADUREIRA – Ausgraben und Erinnern (2006)
GÉRARD GRISEY – Talea (1985-1986)
MIGUEL AZGUIME – Águas Marinhas (2005)
GYÖRGY LIGETI – Concerto de Câmara para 13 Instrumentistas (1970)
SOND’AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE +
PETTER SUNDKVIST : maestro
Sílvia Cancela: flauta
Aldo Salvetti: oboé
Nuno Pinto: clarinete
Bruno Graça: clarinete baixo
Robert Glassburner: fagote
João Silva: trompete
Laurent Rossi: trompa
Vítor Faria: trombone
Elsa Silva: piano e sintetizador
João Lucena e Vale: sintetizador
Tomás Moital: percussão
Vítor Vieira: violino
Juan Maggiorani: violino
Jorge Alves: viola
Luís André Ferreira: violoncelo
Adriano Aguiar: contrabaixo
Recital Antena 2 - Luís Gomes, Ana Telles - clarinete baixo & piano
PROGRAMA
Clarinete - Luís Gomes
Piano - Ana Telles
Christopher Bochmann,
Dialogue IV , Flights of fancy - 2015
clarinete baixo e piano
Pedro Francisco,
Dança sem nome - 2018
clarinete baixo solo
Anne Victorino D’Almeida,
Nocturno - 2018
clarinete baixo e piano
Anne Victorino D’Almeida
Diurno - 2015
clarinete baixo e piano
Pedro Figueiredo,
WAKE! First we feel, than we fall... - 2020
clarinete baixo solo
Patrick Burgan
Prélude pour clarinette basse et piano * - 2015
clarinete baixo e piano
João Nascimento,
Crónica de uma peça anunciada - 2012
clarinete baixo solo
Jean-Sébastien Béreau,
Le Saut de l’ange - 2015
clarinete baixo e piano
estreia
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro
FORMAÇÕES & INTÉRPRETES EXTRAORDINÁRIOS
Critica Manual do Adufe: tocar singelo, tocar dobrado
TIAGO SCHWÄBL
http://www.mic.pt/critica/20210621_tsch_manual_do_adufe.html
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro, em residência no O'culto da Ajuda no mês de Junho, apresentam em concerto o trabalho que têm vindo a realizar sobre o adufe com electrónica em tempo real, na forma de música escrita e improvisada.
Programa
Bruno Gabirro ~n (resposta a “slide to unlock” de Rui Silva) (2019)
Bruno Gabirro Duo para dois adufes (2021) *
Rui Silva Reverb (2019)
Bruno Gabirro Harmoniemusik (2019/21)
Rui Silva Caleidosópio de ritmos tradicionais (2019)
Rui Silva e Bruno Gabirro Delay (2019)
Steve Reich Clapping Music (1972)
* estreia
Aduf&lectrónica é um projecto que procura trazer o adufe para a tradição da música erudita. Apesar de fazer parte do nosso imagin rio colectivo como povo, mesmo fora das regi es de onde aut ctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção inclusão de electrónica, em particular de electrónica em-tempo-real, surge de forma natural na exploração e descoberta das possibilidades do adufe e no seu tratamento, dentro de uma tradição musical onde a electrónica se foi desenvolvendo desde há já um século, tendo tido grande expansão nos últimos 50 anos e sendo hoje parte activa e integrante da prática e pensamento musical erudito. Permite também criar uma ligação com a história e tradição do adufe, através de registos fotográficos existentes e como ligação entre dois mundos musicais, que sendo ambos música, são díspares em muitos aspectos. Propomos assim um projecto que tendo como objectivo final a apresentação em concerto de novas pe as para adufe e electrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contacto directo com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição. Dado o caácter inédito, investigativo e de work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019, em várias residências artísticas, momentos de estúdio e concertos.
Rui Silva e Bruno Gabirro
Apoio: EGEAC
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro
FORMAÇÕES & INTÉRPRETES EXTRAORDINÁRIOS
Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro, em residência no O'culto da Ajuda no mês de Junho, apresentam em concerto o trabalho que têm vindo a realizar sobre o adufe com electrónica em tempo real, na forma de música escrita e improvisada.
Programa
Bruno Gabirro ~n (resposta a “slide to unlock” de Rui Silva) (2019)
Bruno Gabirro Duo para dois adufes (2021) *
Rui Silva Reverb (2019)
Bruno Gabirro Harmoniemusik (2019/21)
Rui Silva Caleidosópio de ritmos tradicionais (2019)
Rui Silva e Bruno Gabirro Delay (2019)
Steve Reich Clapping Music (1972)
* estreia
Aduf&lectrónica é um projecto que procura trazer o adufe para a tradição da música erudita. Apesar de fazer parte do nosso imagin rio colectivo como povo, mesmo fora das regi es de onde aut ctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção inclusão de electrónica, em particular de electrónica em-tempo-real, surge de forma natural na exploração e descoberta das possibilidades do adufe e no seu tratamento, dentro de uma tradição musical onde a electrónica se foi desenvolvendo desde há já um século, tendo tido grande expansão nos últimos 50 anos e sendo hoje parte activa e integrante da prática e pensamento musical erudito. Permite também criar uma ligação com a história e tradição do adufe, através de registos fotográficos existentes e como ligação entre dois mundos musicais, que sendo ambos música, são díspares em muitos aspectos. Propomos assim um projecto que tendo como objectivo final a apresentação em concerto de novas pe as para adufe e electrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contacto directo com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição. Dado o caácter inédito, investigativo e de work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019, em várias residências artísticas, momentos de estúdio e concertos.
Rui Silva e Bruno Gabirro
Recital Vítor Vieira violino
FORMAÇÕES & INTÉRPRETES EXTRAORDINÁRIOS
RECITAL ANTENA 2
Recital Vítor Vieira – violino solo
O’culto da Ajuda, 9 de Junho – 19h30
Programa
Béla Bartók – “Sonata para Violino Solo”
António Chagas Rosa – “Recifes”
Miguel Azguime – “Point Vermeil” *
* - estreia absoluta
Vitor Vieira é membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto e na Academia de Música de Lisboa. Com o QCM tem vindo a apresentar-se nas principais salas e festivais de música em Portugal e a colaborar com destacados instrumentistas, como os pianistas Pedro Burmester, António Rosado e Miguel Borges Coelho, o percussionista Pedro Carneiro, os violetistas Tatjana Masurenko e Máté Szucs e os violoncelistas Paulo Gaio Lima e Lázló Fenyo. Seleccionado pela European Concert Hall Organization como Rising Star da temporada 2014/15, o QCM apresentou-se numa tournée de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican Center em Londres, o Concertgebouw em Amsterdão e o Musikverein em Viena. Os seus alunos têm sido premiados em concursos como o Prémio Jovens Músicos, Concurso Vasco Barbosa, Concurso Capela e Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Vitor Vieira estudou com os professores Alberto Gaio Lima, Aníbal Lima e Gerardo Ribeiro, do qual foi também assistente na Northwestern University (Chicago). Trabalhou também com professores como Alexei Mikhline, Sergey Kravchenko, Eduard Wulfson e Mauricio Fux. Realizou estudos especializados de quarteto de cordas com Rainer Schmidt, violinista do Quarteto Hagen, e trabalhou com membros dos quartetos Alban Berg, Lasalle, Melos, Emerson e Vermeer. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Obteve o 1º Prémio de Violino em nível médio e superior no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi também vencedor do concurso para cordas Samuel Thaviu, em Evanston, e da Concerto Competition da NU. Apresentou-se a solo em algumas das principais salas do país, nomeadamente os grandes auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest e Casa da Música com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra de Câmara Portuguesa.
Vitor Vieira é um entusiasta da música contemporânea, tendo trabalhado diretamente com compositores como John Adams e Karin Renquist. Como membro do QCM estreou obras de vários compositores portugueses: Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Nuno Corte-Real, António Pinho Vargas, Álvaro Salazar, Sérgio Azevedo, Paulo Ferreira-Lopes, Eduardo Patriarca, Telmo Marques, Fernando Valente, Igor Reina, Filipe Lopes, Luis Soldado, Adérito Valente, Francisco Monteiro e Daniel Martinho. É também membro permanente do Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Apoio: EGEAC
reservas oculto@misomusic.com
a entrada para os espectáculos é por donativo consciente
Morada:
Travessa das Zebras, nº 25, (à Calçada da Ajuda), 1300-589 Belém, Lisboa, Portugal
GPS Latitude=38.699070 Longitude=-9.198810
4 Estreias - 4 Encomendas • Sond'Ar-te Electric Ensemble
Sond’Ar-te Electric EnsembleSond’Ar-te Electric Ensemble em directo do O’culto da Ajuda para a Antena 2
4 ESTREIAS - 4 ENCOMENDAS Compositoras & Compositores Emergentes
Mariana Vieira - “Retracement” *
(fl, cl, vl, vlc, pno + electro)
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble - estreia
Pedro Junqueira Maia - “Desdobragem (Não é fácil falar das coisas que nos matam)” *
(fl, cl, vl, vlc, pno, perc.)
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble - estreia
Nuno Peixoto de Pinho - “Lutar contra a voz que esmorece” *
(fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc. + electro)
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble -estreia
Ângela da Ponte - “Untitled#2” *
(fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc. + electro)
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble - estreia
Miguel Azguime - “D’un Horizon Tendu”
(cl, vl, pno, perc.)
encomenda: Fundacja Kwartludium
Pedro Carneiro - maestro
Sílvia Cancela - flauta
Nuno Pinto - clarinete
Vítor Vieira - violino
Jorge Alves - viola
Filipe Quaresma - violoncelo
Elsa Silva - piano
João Dias - percussão
Miguel Azguime - difusão sonora
Miso Studio
Academia Concerto online “Sondar & Interpretar a Música de Hoje”
PROGRAMA
O silêncio e as pedras de Luís Tinoco ·
Gestos-Circus-Círculos de Cândido Lima ·
Pendulum de Rui Penha
Timshel de João Pedro Oliveira ·
Untitled#2 de Ângela da Ponte *(antestreia)
Ressonâncias-Memórias de António de Sousa Dias ·
De part et d'autre de Miguel Azguime ·
Concerto Final online Academia Sondar, Decifrar & Interpretar a Música de Hoje em Streaming a partir do O’culto da Ajuda
Obras interpretadas pelos alunos da Adacemia Sond'Ar-te: Timshel de João Pedro Oliveira · O silêncio e as pedras de Luís Tinoco · Gestos-Circus-Círculos de Cândido Lima · Ressonâncias-Memórias de António de Sousa Dias · Untitled#2 de Ângela da Ponte *
* antestreia
· Obras interpretadas pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble: De part et d'autre de Miguel Azguime · Pendulum de Rui Penha
FLAUTA
Diogo Brandão Soares
Gonçalo de Almeida Reis
Maëva Lourenço Pereira
CLARINETE
Martijn Susla
Miguel Paredes Ramos
Tiago Maia Gonçalves
VIOLINO
Carolina Marques Duarte
Laura Airão Peres
Sofia Duarte Belo
VIOLA
Catarina Gonçalves
VIOLONCELO
Carolina Costa
Pedro Alves do Carmo
Pedro Ribeiro
PIANO
Francisco Cabrita
PERCUSSÃO
Jorge Miguel Pereira
Paulo Amendoeira
Formadores do Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves: maestro
Miguel Azguime: compositor
Sílvia Cancela: flauta
Nuno Pinto: clarinete
Vítor Vieira: violino
Jorge Alves: viola
Luís André Ferreira e Filipe Quaresma: violoncelo
Elsa Silva: piano
João Dias: percussão
com a colaboração da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Miso Music Portugal
Diz-Concerto - O'culto da Ajuda transmissão live - 2 sessões 11h00 & 14h30
Em direto para todas as Escolas Secundárias do país
SONHO
poema de Fernando Pessoa
composição Daniel Martinho
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
FALA DO VELHO DO RESTELAO AO ASTRONAUTA
poema de José Saramago
composição Sofia Sousa Rocha
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
AO DESCONCERTO DO MUNDO
poema de Luís Vaz de Camões
composição Ângela da Ponte
encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
SOND’AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
Pedro Neves: maestro
Miguel Azguime: narrador
Sílvia Cancela: flauta
Nuno Pinto: clarinete
Vitor Vieira: violino
Luís André Ferreira: violoncelo
Elsa Silva: piano
Paula Azguime: difusão sonora
Perseu Mandillo: computer assistant
Electrónica : Miso Studio
Financiamentos e Apoios
Direcção Geral das Artes/Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Cascais, European Art Science Techonlogy Network for Digital Creativity & Creative Europe Programme of the European Union, Fundação José Saramago
AQUI, DENTRO de João Madeira Recital • João Madeira contrabaixo
""AQUI, DENTRO" é uma peça performativa com 2 andamentos para contrabaixo solo.
A primeira parte do solo foi desenvolvida ao longo de cerca de 30 anos de estudo do contrabaixo, finalmente fixada em 2019 como uma composição. A segunda parte decorre de um dos 5 andamentos compostos para a peça "A Máquina Hamlet", de Heiner Muller, encenada por Jorge Silva Melo / produção Artistas Unidos, em cena durante 6 semanas em Lisboa, entre Fevereiro e Março de 2020. As duas peças estão estruturadas em forma de "espiral" provocando no ouvinte um "mergulho" no som, uma "outra" experiência de percepção estética e auditiva, através da qual, "dentro" do som (uma nota) que ouve, por camadas, em direcção a um infinito potencial, cada ouvinte virá a descobrir o "seu lugar" de todas as músicas, uma música, todos os lugares."
CENÁRIOS DA MÚSICA PORTUGUESA HOJE • MÚSICA VIVA FESTIVAL 2020 • TEATRO MUNICIPAL SÃO LUÍZ
TRIPLO CONCERTO
Concerto de Abertura do Festival Música Viva 2020: Grupo de Musica Contemporânea de Lisboa, Sond'Ar-te Electric Ensemble, Ensemble MPMP
Sond'Ar-te Electric Ensemble - conductor Pedro Carneiro
PROGRAMA
Carlos Brito Dias
Do lume que pesa (±11’)
2019 / estreia absoluta
flauta, clarinete baixo, piano, violino, violoncelo e electrónica
Miguel Azguime
D’um Horizon Tendu (±15’)
2019 / estreia absoluta da nova versão
clarinete, piano, violino, percussão
João Madureira
Open Enclosure
flauta, clarinete , piano, violino, violoncelo
commissioned by the Sond’Ar-te Electric Ensemble (2019)
Sílvia Cancela – flauta
Nuno Pinto – clarinete
Elsa Silva – piano
João Dias – percussão
Vítor Vieira – violino
Válter Freitas – violoncelo
Pedro Carneiro - direcção
Teatro Municipal São Luiz , 60th Miguel Azguime Birthday Portrait Itinerário do Sal
Itinerário do Sal (Salt Itinerary), New–Opera by Paula and Miguel Azguime
SALT ITINERARY (55’)
Miso Ensemble
Miguel Azguime: performance, composition, texts, and concept
Paula Azguime: staging & video creation; sound projection, live-electronics,
Perseu Mandillo: video directing & live video, computer assistant
Andre Bartetzki: video programming
Miso Studio: technical development
Itinerário do Sal, uma Op-Era com história, fruto de um percurso e de uma reflexão profunda sobre o criador-no-mundo, mas ao mesmo tempo sem precedentes na criação portuguesa das últimas décadas. Um teatro em que os meios se conjugam, não para fazer fogo de vista, mas para pensar (com ajuda dos ouvidos) aquilo que está por fazer. Uma obra sobre o conhecimento de si mesmo e do mundo no próprio acto de desbravar caminhos através da música, dos sons, das imagens, da palavra. Da palavra, é preciso sublinhar, porque Miguel Azguime é ainda o poeta quase desconhecido que a sua Op-Era nos vai revelando. «Ópera», que designou há 400 anos o emergir de um novo teatro através da música, é agora reaberta por um hífen, num jogo que sugere que podemos abrir os olhos e os ouvidos ao que pode ser um «teatro-música» para os nossos tempos, feito de gesto, palavra, vídeo, música, movimento e meios electrónicos. Ópera incomum, que é também uma reflexão singular acerca da potência da criação e sobre o que é ser – hoje! – um criador e um autor. Muito mais do que um presente de aniversário, estes dois espectáculos são uma dádiva ao presente.
Pedro Boléo
jornalista e crítico de música
Funds & Supports:
Teatro Municipal São Luiz , 60th Miguel Azguime Birthday Portrait
PROGRAM
Icone I
for vintage Tub and wood Stairs (1992)
Intermezzo from the opera A Laugh to Cry
for soprano & piano (2013)
De Part et d'Autre
for flute, clarinet, piano, violin, cello & live electronics (2011),
Trabalho Poético I: árvore
for voice, flute, clarinet, piano, violin, cello & live electronics (2016)
poemby Carlos de Oliveira
Mestre Gato ou o Gato de Botas (A PT)
for flute, clarinet, violin, violoncello, reciter, piano & live electronics ((2009))
text by Charles Perrault
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves- conductor
Camila Mandillo - soprano
Miguel Azguime - speaker
Sílvia Cancela - flute
Nuno Pinto - clarinet
Vítor Vieira - violin
Filipe Quaresma - violoncello
Elsa Silva - piano
João Dias - percussion
Paula Azguime - sound design
Funds & Supports:
SOLOS monographic 60th Miguel Azguime • Recital Antena 2 • O'culto da Ajuda
Live broadcast by Portuguese National Radio Antena 2
No Oculto Profuso
for clarinet and live-electronics 2009
Nuno Pinto: clarinet
Trabalhos da madeira
for marimba and live-electronics 2017
Pedro Carneiro: marimba
Et s’il à l’issue (ou la flute bien détempérée)
for flute and live-electronics 2019
Sílvia Cancela: flute
Descriptions de la matière
for piano and live-electronics 2015
Elsa Silva: piano
Paula Azguime - sound projection
Miso Studio - live-electronics
Monográfico 60 anos • António de Sousa Dias • O'culto da Ajuda
concerto preenchido com obras de António de Sousa Dias com encomenda em estreia, comemorando o seu 60ª aniversário.
Sond’Ar-te Electric ensemble
ANTÓNIO DE SOUSA DIAS
Variação sobre Glosa
fl, cl, vl, vlc, pno, e electrónica
encomenda Sond’Ar-te Electric Ensemble
Komm, tanz mit mir!
cl, vibrafone, vla, vlc, pno
encomenda Fundação de Serralves
pour un Cadavre Exquis
fl, cl, vl, vlc, pno
encomenda Miso Music Portugal
Ressonâncias-Memórias
fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc, e electrónica
encomenda OrchestrUtopica
Cinco Circunstâncias
cl, pno
...de vos sourires. * - 2019
fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc, e electrónica
encomenda Miso Music Portugal
* estreia absoluta
SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
Pedro Carneiro - maestro
Sílvia Cancela - flauta
Nuno Pinto - clarinete
Vítor Vieira - violino
Jorge Alves - viola
Válter Freitas - violoncelo
Elsa Silva - piano
João Dias - percussão
António de Sousa Dias - electrónica em tempo real
Paula Azguime - desenho de som
Miso Studio - técnica e montagem
Sond'Ar-te Electric Ensemble • Poland-Portugal • O'culto da Ajuda
Włodzimierz Kotoński – Midsummer for clarinet, piano, cello and electronics (1979) *16’00
Wojtek Blecharz – -onym for bass flute, bass clarinet, violin, cello, percussion and live electronics (2011) *12’40
Piotr Peszat – Grocery Store Music #5 for clarinet, violin, viola, cello, piano, percussion and electronics (2018) *9’45
Karol Nepelski – PRIMORDIUM: Encephalon for bass flute, bass clarinet, violin , piano, percussion and electronics (2010) *14’40
João Madureira – Open Enclosure for ensemble & electronics - commissioned by the Sond’Ar-te Electric Ensemble (2019)
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves - Maestro
Silvia Cancela - flute
Nuno Pinto - clarinet
Victor Vieira - violino
Luís André Ferreira - violoncello
Elsa Silva - piano
João Dias percussão
Miguel Azguime - assistente informática musical
Paula Azguime - desenho de som
Miso Studio - live-electronics
Co-financed by the Ministry of Culture and National Heritage from the Culture Promotion Fund.
In 1918, the Republic of Poland regained independence after years of partitions. The state was rebuilding itself not only internally but also internationally, and the Government of the Second Polish Republic was establishing diplomatic relations with the most important partners. Thus, 2019 marks the hundredth anniversaries of establishing diplomatic relations with countries around the world, including Portugal.
The concert in Lisbon is organised on the hundredth anniversary of establishing diplomatic relations between Poland and Portugal as a part of the project “With Polish music from the Baltic to the Atlantic” realized by the Polish Composers’ Union.
Diz-Concerto - Centro Cultural de Cascais
Diz-Concerto - Centro Cultural de Cascais
2 sessões